Foi divulgada nesta segunda-feira, um dia após os atos terroristas praticados por bolsonaristas antidemocráticos em Brasília, uma nota conjunta assinada pelos reitores das universidades federais do Nordeste (RENE-NE) repudiando a destruição das sedes dos Três Poderes da República e pedindo providências das autoridades contra os envolvidos. No documento, notou-se a ausência de uma assinatura do RN. Da reitora da UniversidadeFederal Rural do Semiárido (Ufersa), Ludimilla Oliveira.

Como se sabe, Ludimilla foi indicada ao cargo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, maior incentivador e culpado pelo terrorismo que vem sendo praticado há muito tempo pelas suas lideranças políticas, eleitores e seguidores, tendo sido escolhida como reitora mesmo não ocupando a primeira posição, mas a última, na lista tríplice obtida com a votação interna da Academia. Aliás, a reitora da Ufersa foi considerada culpada de plágio em sua tese de doutorado por comissão disciplinar da UFRN e o processo foi encaminhado para o MEC.

Diz a nota:

A Rede Nordeste de Universidades Federais (RENE-NE) lamenta profundamente e repudia os atos terroristas contra o patrimônio público e contra a democracia, ocorridos nesse domingo, em Brasília. 

Por esse motivo, faz-se necessária uma ação conjunta das autoridades competentes, para apurar os devidos fatos, sob a ótica da justiça, tendo como pilares a Ordem Pública e o Estado de Direito, próprios de um regime democrático.