O Ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, estará nesta sexta-feira (29) no Rio Grande do Norte para fazer uma visita técnica à obra da BR-226, mais conhecida, como Reta Tabajara. Na ocasião, o titular do Minfra liberará o tráfego de 4,6 km da pista duplicada da referida rodovia. O deputado federal General Girão virá com o ministro para acompanhar a visita.

Em 2019, o General Girão foi único parlamentar a destinar toda sua emenda individual, o equivalente a R$14,5 milhões para a obra. Em 2021, durante a pandemia, o Governo do Estado estimulou a bancada federal do Rio Grande do Norte a retirar os R$ 16,5 milhões, que seriam destinados por meio da emenda da bancada para utilizar estes recursos na compra da vacina Sputinik. A duplicação do trecho localizado no município de Macaíba tem aproximadamente 16 quilômetros de extensão.

“Eu fui o único contra o desvio do recurso da obra da Reta Tabajara provocado pela governadora e sua equipe. Vale ressaltar que, já nesta época, a distribuição das vacinas pelo Governo Federal estava sendo cumprida. Então, não havia a menor necessidade de boicotar a realização de uma obra tão importante como a da Reta Tabajara, que irá, não só melhorar o tráfego de veículos, mas, principalmente, evitar acidentes e salvar vidas. Esta é uma obra aguardada há muitos anos, cuja execução vinha se arrastando, mas agora está se tornando realidade”, afirmou o General Girão.

O parlamentar ressalta que a obra chegou a ficar parada por falta de recursos durante quase quatro meses e vai precisar de uma nova licitação a ser feita no segundo semestre conforme informações do Ministério da Infraestrutura. “Recentemente, estivemos visitando o ministro e ele nos assegurou que estará, a partir do segundo semestre, avaliando o início da construção das terceiras faixas nos mais de 20 pontos críticos identificados ao longo da BR-304 entre a bifurcação da Reta Tabajara até Mossoró”, acrescentou.