Aconteceu ontem a reunião virtual do Conselho Deliberativo que apresentou a minuta do projeto que visa atualizar o estatuto do ABC. A gente sabe que os estatutos dos clubes precisam estar em constante atualização, tendo em vista que a gestão no futebol passa diretamente pelo o que rege os documentos.


Cláudio Emerenciano, Presidente do Conselho Deliberativo do ABC. Foto: Leonardo Erys

Segundo os conselheiros com quem conversei, entre eles o presidente do CD, Cláudio Emerenciano, o clima foi tranquilo e muito positivo. Essa minuta foi preparada por um grupo de conselheiros que estudaram por mais de 1 ano estatutos de outros clubes. Tentam reformar e modernizar o estatuto.

Ontem foi apenas uma apresentação inicial. Depois será formalizada as propostas de mudanças e só depois que o Conselho irá discutir, debater e então votar os novos artigos. Foi a primeira reunião do CD de forma virtual e o número de conselheiros que participaram foi satisfatório.

Essa nova proposta tem o dobro de artigos que o estatuto atual. Ou seja, será uma baita transformação na estrutura administrativa do clube. Pelo menos é o que se espera. Haverá agora um cronograma para que seja detalhado artigo por artigo antes da votação.

Veja alguns dos principais pontos de melhorias ao estatuto do ABC:

1 – Direção executiva remunerada, com dedicação exclusiva e com responsabilização civil, criminal e patrimonial em caso de gestão temerária;

2 – Reorganização da categoria de sócios com a manutenção do direito a voto;

3 – Artigos que facilitam a participação dos sócios (torcedores) no dia a dia do clube;

Se houve unidade nesse primeiro encontro, esperar que o clima de “paz e amor” no CD dure até o momento de votação, já que nas ENTRELINHAS, algumas vezes o debate fica empobrecido por causa de quem é do contra por ser do contra. Algumas estruturas administrativas do alvinegro estão engessadas e precisam ser melhoradas.