O setor de energia solar fotovoltaica potiguar ganhou uma Associação Potiguar de Energias Renováveis (APER). O objetivo é criar um cadastro das empresas e mapear quantas pessoas estão empregadas no setor em todo o estado.

O presidente da entidade, Max Diógenes Assunção Pereira, da rede MeggaSolar, reforça a importância da promoção de uma unidade entre as empresas que formam o setor de energias renováveis no RN. “Os membros da associação precisam atender a padrões de qualidade, garantindo que o cliente tenha a garantia de que o serviço prestado vai ser de qualidade”, esclarece o diretor da MeggaSolar.

Estima-se que mais 100 empresas atuem nessa cadeia produtiva da energia solar fotovoltaica no RN, que conta com cerca de 4,7 mil projetos instalados e que geram essa potência de 72,6 MW para 5,3 mil unidades consumidoras, sejam residências ou empresas estabelecidas no estado. Segundo as empresas que compõem a associação, os impactos e benefícios da energia solar vão muito além da economia significativa na conta de luz. Para ilustrar, apontam os empresários, uma residência que utiliza painéis fotovoltaicos pode evitar emissão de aproximadamente 1.200kg de CO2 por ano no meio ambiente.

A associação reúne mais de 30 empresas do mercado de energia solar, mas a entidade poderá agregar todas as cadeias produtivas de energias renováveis existentes no RN. Outra preocupação da associação é a de fortalecer o ambiente de negócios para os empreendedores potiguares. A ideia é construir, por meio da APER, uma ferramenta de interlocução com o Poder Público.