Apesar do site oficial do América/RN tentar despistar e mencionar que “a escolha já vinha se desenhando desde a semana passada”, para mim não tem muita lógica. A vinda de Rafael Ramalho para ocupar o cargo de Diretor Técnico de Futebol é uma clara resposta às cobranças em cima do alvirrubro após o vacilo na decisão do 1º turno.


Pres. Ricardo Valério (centro) apresenta Rafael Ramalho (direita) ao elenco do América/RN. Foto: Canindé Pereira

Rafael Ramalho conduziu o futebol do Globo nos últimos anos ao lado da comissão técnica que era liderada por Renatinho Potiguar. Além disso, faz 1 mês que ele se desligou da Águia de Ceará-Mirim. Se o trabalho realmente chamava a atenção, por que o convite não veio antes, em um início de trabalho, já que há tempos Fabiano Melo cavava sua saída do América/RN? Além disso, não faz nem 1 semana que o clube tornou oficial Leandro Sena como uma espécie de gerente de futebol.

Rafael terá liberdade nessa ciranda de comandos? Poderá repetir com a mesma intensidade o bom trabalho feito no ex-clube? Não sei. Só o tempo vai mostrar. Uma coisa é certa: os desafios não se limitam ao campo em si.

Problema é que nas ENTRELINHAS, além de aprumar o elenco, os pitacos vindos de fora (ex-presidentes, ex-dirigentes e até mesmo quem não tem contato com o futebol) serão um dos obstáculos. No Globo/RN, Rafael tinha uma liberdade que dificilmente terá no América/RN. Sem falar que o futebol é uma redoma de egos.

A ver!