BBB: fala de Natália sobre escravidão é contestada por intelectuais negros – Foto: Divulgação
Uma conversa de Natália Deodato à mesa com brothers e sisters, no primeiro dia do BBB 22, trouxe a questão racial para o debate. De Belo Horizonte, a sister, que é modelo e designer de unhas, afirmou que os negros foram trazidos, ao Brasil, para serem escravos por serem “eficientes”. A fala não foi bem recebida.
“Sou preta e, realmente, tem a história que viemos como escravos sim, porque a gente era eficiente. Por quê a gente veio como escravo? Porque a gente era bom no que a gente fazia. Por que a gente veio como escravo? Colocar uma pessoa lá para fazer não conseguiria”, disse.
Escutavam a jovem de 22 anos Pedro Scooby, Paulo André, Maria, Tiago Abravanel, Rodrigo Mussi, Luciano Estevan, Jessilane Alves e Vyni.
O comentário de Natália foi parar nas redes sociais, nas quais recebeu críticas por, de certa forma, romantizar um sistema de tortura e opressão, a escravidão que, no Brasil, perdurou por 300 anos. O advogado e professor de direito da Fundação Getúlio Vargas Thiago Amparo não deixou de pontuar a fala por ele considerada equivocada. “Bem, Natália, está bem errada. Isto é um desserviço, para dizer o mínimo”, escreveu.