O ballet do Sesc está entre os mais tradicionais do estado, com turmas para todas as idades, a partir dos 4 anos até a terceira idade. Foto: Vitória Oliveira/Sesc
Com mais de 30 anos de história, o Ballet do Sesc RN contribui para o fomento, desenvolvimento e incentivo do segmento da dança clássica no estado.
Publicado 18 de dezembro de 2025 às 17:30
O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN) realizou, na última semana, o tradicional espetáculo de fim de ano do ballet. O evento, que aconteceu no Teatro Alberto Maranhão, reuniu familiares e amigos das bailarinas para prestigiar a apresentação, cujo tema foi “O Quebra-Nozes: Uma noite mágica de Natal”. Diante de uma plateia lotada, a direção do Sesc RN aproveitou o momento para anunciar o início das matrículas para as turmas de ballet das unidades Zona Norte e Cidade Alta para 2026.
O ballet do Sesc está entre os mais tradicionais do estado, com turmas para todas as idades, a partir dos 4 anos até a terceira idade. Com isso, o espetáculo deste ano contou com uma situação peculiar: três gerações da mesma família participaram da apresentação do espetáculo Quebra-Nozes. Dennyse Arruda, 39 anos, foi uma delas: “A experiência de dividir o palco com a minha mãe e minha filha foi surpreendente, não tem como explicar a sensação. Antes víamos tudo acontecendo da plateia e hoje estamos vivenciando cada passo com elas”, explicou. No caso de sua mãe, Maria José Salustino, 61 anos, esta foi a sua primeira apresentação de ballet em público, e ela define a sensação como “orgulho”.
No dia do espetáculo, Rhana Soares, de 15 anos, que faz Ballet no Sesc há três, não conseguiu conter a emoção: “A gente vem ensaiando há muito, muito tempo, então sempre fica aquela expectativa gigante desse espetáculo. Sempre foi um sonho meu, desde criança, dançar ballet, e o Sesc consegue trazer isso para mim perfeitamente”, destaca.
Com mais de 30 anos de história, o Ballet do Sesc RN contribui para o fomento, desenvolvimento e incentivo do segmento da dança clássica no estado. As turmas são montadas de acordo com a faixa etária e experiência dos alunos na dança, com avaliação dos professores nas unidades onde são ofertadas as aulas. As salas são climatizadas e contam com a estrutura exigida para a prática da modalidade, com piso linóleo, barras e espelhamento.
Até 19 de dezembro, as matrículas estão sendo feitas por alunas veteranas, mas a partir de 07 de janeiro estarão abertas para novos alunos. Os valores das mensalidades são acessíveis, custando a partir de R$ 42,90 (quarenta e dois reais e noventa centavos) para trabalhadores do comércio e seus dependentes. Ao todo, serão oferecidas 240 vagas para as turmas.
Para realizar a matrícula, os interessados devem comparecer à Central de Relacionamento da unidade Sesc Zona Norte ou Sesc Cidade Alta, apresentar credencial válida e atestado de aptidão física. Para as turmas do 2º e 3º ano, alunas novatas precisarão realizar uma aula inicial para adequação de nível, que acontecerá no início do período letivo, a partir de 09 de fevereiro.
Ballet do Sesc
Entre os diferenciais do ballet do Sesc, podemos destacar a metodologia com ênfase no desenvolvimento gradual dos alunos e na consciência corporal, professoras com graduação e especialização na área, e o tradicional espetáculo apresentado no final do ano, além das apresentações em ativações culturais.
Serviço:
O que: Ballet do Sesc com turmas abertas para 2026 na Cidade Alta e Zona Norte
Onde: Unidades Sesc Cidade Alta e Sesc Zona Norte
Cronograma:
Como realizar a matrícula:
Turmas:
Número de vagas: 240 vagas (para alunas novatas e/ou veteranas)
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias