México vence Camarões por 1 a 0 – Sergei Grits

A Arena das Dunas celebra uma década desde que sediou o seu primeiro jogo da Copa do Mundo. Em 13 de junho de 2014, às 13h, o estádio recebeu a partida entre México e Camarões, onde a seleção mexicana venceu por 1 a 0. A partida também ficou marcada pela chuva intensa que caiu em Natal naquele dia.

Sob o comando do técnico Miguel Herrera, o México derrotou a seleção de Camarões no que foi o segundo jogo da Copa do Mundo 2014. As duas seleções estavam no grupo do Brasil (que dias depois seria humilhado pela Alemanha, no fatídico 7 a 1).

Ainda sem o auxílio da arbitragem de vídeo (VAR), a seleção do México teve dois gols anulados injustamente pelo colombiano Roldan Perez, 34 anos, logo no primeiro tempo.

O único gol válido da partida foi marcado aos quinze minutos do segundo tempo. O atacante Giovani dos Santos recebeu livre e chutou dentro da área. O goleiro camaronês Intandje conseguiu defender, mas no rebote, Oribe Peralta mandou de canhota para o fundo do gol. Naquele instante, Natal presenciou o primeiro grito de gol em uma Copa do Mundo.

A partida também foi marcada pela forte presença de torcedores mexicanos, que lotaram o estádio potiguar. Nem mesmo a chuva conseguiu diminuir a festa dos apoiadores da “El Tri”, como é conhecida a seleção do México.

A seleção camaronesa foi eliminada ainda na primeira fase do torneio — com três derrotas. Já os mexicanos conseguiram passar em segundo do grupo, atrás do Brasil, mas acabaram eliminados nas oitavas de final. Perderam por 2 a 1 da seleção holandesa — que terminou o mundial em terceiro lugar (em mais um vexame brasileiro. Vitória por 3 a 0)

Antes da partida, Natal sofreu com as fortes chuvas caíram naquele dia 13 de junho. Foram 36 horas de chuvas ininterruptas, que já causaram alagamentos e deslizamentos de terra em vários pontos.

Em 14 de junho, em Mãe Luíza, bairro da Zona Leste, houve um deslizamento de terra que destruiu diversas residências nas ruas Guanabara e Atalaia. Apesar dos danos, o incidente não deixou mortos. Hoje, no local do acidente, existe uma escadaria, que foi inaugurada pela Prefeitura do Natal em 2015.

Copa em Natal 

Inaugurada em 26 de janeiro de 2014, a Arena das Dunas recebeu quatro jogos da fase de grupos da Copa do Mundo: México 1 x 0 Camarões em 13 de junho, Gana 1 x 2 Estados Unidos em 16 de junho, Japão 0 x 0 Grécia em 19 de junho e Itália 0 x 1 Uruguai em 24 de junho.