A Prefeitura de Macaíba informou nesta segunda a perda de 100 doses de vacinas da Pfizer. Caso ocorreu no último final de semana após vândalos terem roubado a fiação do posto de saúde da comunidade Potengi, onde estavam armazenadas as doses do imunizante.

Com o roubo da fiação, houve o desligamento dos equipamentos elétricos da unidade, incluindo os refrigeradores utilizados para armazenar as vacinas. Além das doses da Pfizer, a Prefeitura de Macaíba contabilizou a perda de outras vacinas de rotina que estavam sendo aplicadas na unidade, como para meningite, influenza, entre outras.

“A Prefeitura repudia profundamente o ocorrido e solicita a colaboração de todos para que os responsáveis por este crime sejam identificados, encontrados e punidos por este prejuízo incalculável para a prefeitura e para a própria população”, disse a prefeitura por meio de nota.

A Secretaria Municipal de Saúde de Macaíba efetuou a abertura de boletim de ocorrência na Polícia Civil para apurar o caso.
Além disso, a pasta solicitou à Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) o uso da reserva técnica de doses para que gestantes do município sejam vacinadas, além de encaminhar pedido o reabastecimento das doses perdidas.
Ainda de acordo com a Prefeitura de Macaíba, os fracos da Pfizer que estavam no posto de saúde que teve a fiação elétrica furtada serão enviados para análise da Sesap. O munícipio “espera” que — apesar de o estoque da Pfizer ter ficado sem refrigeração por certo período — parte da carga ainda pode ser utilizada.