jovem potiguar karatê
A jovem potiguar Maria Eloise Borges é destaque no Karatê – Foto: Arquivo Pessoal

A jovem Maria Eloise Borges, de apenas 15 anos, está conquistando um espaço de gente grande cenário do karatê potiguar, com conquistas e resultados que a colocam em destaque na modalidade. A mais recente foi conquistada neste mês de março, quando ela participou da etapa do Ceará do Campeonato Brasileiro de Karatê, e voltou para os tatames potiguares com uma medalha de prata no peito.

Apesar da pouca idade, esta foi a segunda participação dela na competição nacional, e o vice-campeonato dá uma noção do talento que está se formando nos dojôs do Rio Grande do Norte.  Além de Maria Eloise, outros 56 atletas participaram da competição, e juntos conquistaram incríveis 34 pódios, sendo dez medalhas de ouro, nove de prata e 15 de bronze, divididas entre competições das modalidade Kata – quando o atleta é julgado pelos movimentos ofensivos e defensivos coreografados -, e no Kumite – o tradicional combate entre dois lutadores.

Leia também:

Mesmo com o vice-campeonato, Maria Eloise, percebe a sua evolução na modalidade.

“Nesse campeonato bateu aquele nervosismo e vontade de desistir. Só que conversei com o meu treinador, ele me orientou e entrei na disputa. Como era de se esperar, as lutas foram bem difíceis, mas os treinamentos mostraram que estou no caminho certo”, enfatiza a atleta.

João Pedro Moraes, técnico de Maria Eloise, treina a jovem atleta desde os nove anos dela. Ele conta que a preparação não deve ser somente física, mas também mental pois “é necessário absorver que está bem preparada, que se preparou muito bem para o campeonato, fazendo com que a atleta fique mais tranquila”.

Sobre o futuro, o treinador é otimista e enfático ao dizer que, de acordo com o que tem observado de evolução, já projeta a carateca potiguar fazendo parte da Seleção Brasileira.

“Este ano a meta inicial foi a classificação e, graças a Deus, deu tudo certo. Mas ainda temos outra meta. que é ela se tornar campeã brasileira. Somente para o próximo em diante disputar a vaga na Seleção Brasileira através da seletiva nacional, que acontece todos os anos”.

Maria Eloise vem consolidando seu nome no Karatê potiguar. Além das conquistas nacionais, a atleta já conquistou medalhas em competições locais como Jerns, Taça Patriota, entre outras. Agora ela segue treinando com o objetivo final em disputar a etapa de Recife do Campeonato Brasileiro.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________