O tradicional amigo secreto segue como uma das principais brincadeiras das confraternizações de fim de ano e deve gerar um impacto significativo no comércio da capital potiguar. Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, estimam que o amigo secreto deve movimentar cerca de R$ 20 milhões no varejo de Natal neste fim de ano, considerando o comportamento de consumo local.
A pesquisa nacional aponta que 36% dos consumidores brasileiros pretendem participar de amigo secreto, o que representa 60,1 milhões de pessoas no país. A projeção para Natal indica que aproximadamente 175 mil consumidores devem participar da dinâmica na cidade.
Gasto médio e impacto econômico
Ainda segundo o levantamento, cada participante deve ter gasto médio de R$ 72 por presente. Esse perfil reforça a busca por presentes acessíveis, criativos e com bom custo-benefício, favorecendo especialmente o comércio de rua, shoppings e lojas de bairro.
Amigo Secreto das Cores vira tendência
Entre as novidades deste ano, ganha destaque o Amigo Secreto das Cores, uma versão criativa e visual da brincadeira. A dinâmica funciona da seguinte forma: é realizado um sorteio de cores, sendo que o número de cores deve corresponder à quantidade de participantes. Também é definido previamente o teto de gasto de cada kit.
Por exemplo, em um grupo de sete pessoas, com valor de R$ 20 por kit, o investimento total será de R$ 140. Cada participante recebe uma cor e deve montar kits de presentes onde todos os itens são iguais e tenham aquela cor específica. A quantidade de kits deve ser igual ao número de participantes, já que cada pessoa também ficará com o próprio presente, além dos demais.
Análise de oportunidade para o varejo
A tendência favorece segmentos como papelarias, perfumarias, cosméticos, acessórios, utilidades domésticas, chocolates e itens de decoração. “Essa brincadeira das cores é uma tendência criada a partir do comportamento do consumidor. e isso é ótimo para o varejista. Aquele que está atento as tendências e oportunidades, já preparar na loja produtos por cores, kits prontos, comunicação visual atrativa e sugestões por faixa de preço, fortalecendo as vendas e a experiência do consumidor neste Natal. Nas redes sociais já vimos algumas lojas fazendo a divulgação de seus kits e isso mostra que o varejista de Natal está atento e pronto para atender e vender para o consumidor”, pontuou o presidente da CDL Natal, José Lucena.
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