América perde a primeira na Série D 2022
América perde a primeira na Série D 2022 – Foto: Canindé Pereira/América F.C.

Na tarde deste sábado (30), o América entrou em campo na Arena das Dunas para o seu segundo confronto em casa pela Série D do Campeonato Brasileiro, válido pela terceira rodada da competição. Jogando diante de mais de 4 mil torcedores, o Mecão foi derrotado pelo Afogados da Ingazeira/PE por 1 a 0 e deixou o G4 do Grupo A3.

Apesar do apoio da torcida, o Alvirrubro conseguiu se impor e mostrar domínio de jogo, contudo, os donos da casa não impuseram muito perigo à defesa adversária. A situação do América se tornou ainda pior quando o lateral direito Everton recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso aos 27 minutos do primeiro tempo.

Jogando com um a menos boa parte do jogo, o América não conseguiu abrir o placar, e a equipe pernambucana aproveitou um contra ataque e com uma descida rápida, o meia Paulista invadiu a área, driblou o goleiro rubro e abriu o placar na Arena das Dunas aos 39 minutos da segunda etapa.

A essa altura as equipes estavam em igualdade de homens dentro de campo, visto que dois minutos antes, Airton levou o vermelho e foi para o chuveiro mais cedo. Com o resultado, a equipe potiguar deixa o grupo de classificados à próxima fase da competição, e estaciona na quinta colocação, com quatro pontos somados. Já o Afogados assume o lugar do América no G4 e chega à terceira posição com seis pontos.

Na próxima rodada o América recebe o Retrô, também de Pernambuco, na Arena das Dunas. O jogo acontece no próximo sábado (7), e está marcado para iniciar às 15h. Já o Afogados volta a jogar contra uma equipe potiguar e recebe o Globo no domingo (8), em jogo marcado para às 16h.