América perde nos pênaltis para o Campinense e amargura mais um ano na D – Foto: Gabriel Leite/Universidade do Esporte

O América está eliminado da Série D do Campeonato Brasileiro após perder para o Campinense (PB) por 4 a 2, na disputa de pênaltis na noite do último sábado (16), no Estádio Amigão, em Campina Grande, Paraíba. O confronto foi definido nas penalidades máximas porque, assim como no jogo de ida, a partida de volta terminou em 0 a 0. Além de avançar na competição, o rubro-negro paraibano garantiu a sua vaga na Terceirona, na próxima temporada.

Os dois times começaram a partida cautelosos, com todo receio de um jogo que realmente valia muito. Apesar de o Campinense ter mais a bola, a equipe americana conseguiu segurar o ímpeto ofensivo da Raposa. O melhor lance do time paraibano só aconteceu aos 17 minutos, com Marcos Nunes, que invadiu a área pela esquerda e soltou um chute forte com a canhota. Reynaldo defendeu do jeito que pôde e garantiu o placar zerado. Depois disso, o Mecão começou a mostrar suas credenciais. A melhor chance do alvirrubro surgiu aos 30 minutos, quando Erick Varão quase abriu o placar ao bater de dentro da área e obrigar o goleiro Mauro Iguatu a defender. Apesar de a partida ficar um pouco mais movimentada, o resultado não foi alterado na primeira etapa.

O segundo tempo começou com o América-RN criando mais chances de gols. Logo aos dois minutos, o meia Esquerdinha acertou a trave. O alvirrubro seguiu na pressão e na sequência, Alvinho, finalizou na rede pelo lado de fora. Já na reta final da partida, Patrick Allan, finalizou dentro da pequena área, e mais uma vez viu Mauro Iguatu fazer uma linda defesa para impedir o gol do Mecão. E, mesmo fora de casa, a equipe da Rodrigues Alves continuou mandando na partida, que permaneceu empatada até o apito final.

O sonhado acesso do América ficou nos pênaltis. O clube alvirrubro até saiu na frente com o  goleiro Reinaldo, defendendo a primeira cobrança de Dione. Patrick Allan também não vacilou e colocou o Mecão em vantagem. Logo depois Cleiton bateu forte e deixou tudo igual. Mas Erick Varão finalizou com muita categoria para deslocar Mauro Iguatu e colocar o alvirrubro novamente em vantagem. Depois Anselmo voltou a empatar para a Raposa. Já o camisa 10, Esquerdinha, falhou e deixou a disputa em aberto. Matheus Régis chutou e não falhou, dando a vantagem ao time da casa. Então Roni bateu para fora e não conseguiu igualar para o América. Na cobrança final, Mauro Iguatu, com muita categoria, colocou a bola no ângulo de Reynaldo, arqueiro do Mecão, e decretou o acesso do Rubro-Negro para a Série C do Brasileiro no ano que vem.

Com a vitória do ABC neste domingo (17), o América herdou a vaga do alvinegro para jogar a Série D no ano que vem. A próxima partida do alvirrubro é na quinta-feira (21), contra o Moto Club, do Maranhão, na Arena das Dunas, pela Pré-Copa do Nordeste.