O modelo do aplicativo, por sua vez, utilizou algoritmos de aprendizado de máquinas para elaborar o modelo que retorna os preços. Imagem: Gemini

O modelo do aplicativo, por sua vez, utilizou algoritmos de aprendizado de máquinas para elaborar o modelo que retorna os preços. Imagem: Gemini

Cotidiano

UFRN Aluno do curso de Estatística cria app com IA que prevê o preço de imóveis em Natal em segundos

A principal motivação se deu pela dificuldade de precificar imóveis. Os dados da pesquisa foram obtidos por sites de anúncios imobiliários, como o OLX e o Zaplmoveis

por: Agecom UFRN

Publicado 27 de novembro de 2025 às 21:00

O trabalho de conclusão de curso Predição de preços de imóveis em Natal/RN, do estudante Makson Rodrigues, do curso de Estatística, desenvolveu um aplicativo, sob a orientação do professor Marcelo Bourguignon, do Departamento de Estatística (Dest/UFRN), usando inteligência artificial (IA), com objetivo de prever o preço de imóveis na cidade de Natal.

A principal motivação se deu pela dificuldade de precificar imóveis. Os dados da pesquisa foram obtidos por sites de anúncios imobiliários, como o OLX e o Zaplmoveis. O modelo do aplicativo, por sua vez, utilizou algoritmos de aprendizado de máquinas para elaborar o modelo que retorna os preços.

Os objetivos principais do trabalho foram: identificar os melhores algoritmos para este tipo de dados e observar as variáveis mais importantes para a elaboração do modelo. Foram utilizadas várias variáveis, como área, número de quartos, variáveis espaciais e presença de comodidade. Também buscou-se elaborar uma aplicação web, que permite calcular o preço médio de um imóvel baseado nas informações que o próprio usuário pode fornecer.

“O mercado imobiliário de Natal tem apresentado sinais de expansão significativa nos últimos anos, o que reforça a relevância de estudos voltados à sua dinâmica. De acordo com levantamento realizado pelo Sinduscon/RN e  Sebrae/RN, o ano de 2024 registrou um crescimento de 88% nos lançamentos imobiliários na capital potiguar em comparação com o ano anterior”, explicou o professor Marcelo Bourguignon, orientador do trabalho. 

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) será defendido no dia 1º de dezembro. Os interessados podem acessar o aplicativo pelo link.

Tags