Pesquisa também mostra que rejeição ao candidato Antônio Neto cresceu mais de oito pontos em menos de um mês, e 42,86% dos entrevistados não pretendem votar nele para prefeito de Montanhas
Publicado 17 de setembro de 2024 às 22:55
Desde o início do período eleitoral, a população de Montanhas tem demonstrado constantemente a preferência pelo candidato Algacir (PSD), que na última pesquisa de intenção de voto realizada no município, alcançou um significante resultado ao abrir 14% de diferença para o candidato Antônio Neto (PP).
Os número são da pesquisa realizada pelo Instituto Sensatus a pedido do NOVO Notícias. No cenário espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são listados pelo entrevistador, o candidato do PSD aparece com 48,81% das intenções de voto, contra 34,76% do candidato do PP. O índice reflete a popularidade de Algacir, que é lembrado por quase metade da população, mesmo sem o estímulo do entrevistador, como o nome ideal para liderar a cidade durante os próximos quatro anos.
A proximidade do pleito eleitoral e tendência registrada nas últimas duas pesquisas mostram que a confiança dos montanhenses em Algacir vai aumentando, e em contrapartida, a rejeição ao candidato adversário aumentando.
Ainda de acordo com o mesmo relatório amostral, divulgado no domingo (15), Antônio Neto tem a maior rejeição da cidade de Montanhas. Quando perguntados, 42,86% dos entrevistados disseram que não votariam de jeito nenhum em Antônio Neto para prefeito da cidade. Isso significa 8,1% a mais de rejeição se comparado com a pesquisa anterior, realizada também pelo Instituto Sensatus a pedido do NOVO Notícias, e divulgada no dia 23 de agosto. Em menos de um mês, a rejeição ao candidato do PP saiu de 34,76% para os atuais 42,86%.
A pesquisa contratada pelo NOVO Notícias foi realizada pelo Instituto Sensatus Pesquisa e Consultoria nos dias 08 e 09 de setembro, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código RN-04026/2024. Os dados foram divulgados no dia 15 de setembro de 2024. Foram ouvidas 420 pessoas com idade a partir de 16 anos. As entrevistas foram realizadas na zona urbana de Montanhas, nos bairros Boa Esperança, Centro, Cidade Nova, Conjunto Bandeirantes, Conjunto Bela Vista, Emídio Gomes; e na zona rural, nas comunidades Barbaço, Botafogo, Ingá, Gravatá, Lagoa de Dentro, Lagoa de Pedras, Oficina, Serrote, Riachão de Cima, São Miguel, Sucarvão.
A margem de erro da pesquisa é de 4,68 pontos percentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.