Vereadores de oposição na Câmara Municipal de Natal
Bancada de oposição da Câmara Municipal de Natal – Foto: Luana Thayse/Ascom Brisa Bracchi

Vereadores da bancada de oposição da Câmara Municipal de Natal reagiram a mais uma investigação da Polícia Federal contra a Prefeitura Municipal de Natal por possíveis irregularidades na compra de ventiladores pulmonares para utilização no combate à pandemia do novo coronavírus.

Além das investigações de superfaturamento na compra de 20 respiradores pulmonares pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), objeto de trabalho da Operação Rebotalho, deflagrada na última quinta-feira (1), a Polícia Federal e o Ministério Público Federal apurar a possível prática de novos ilícitos em outro processo de compra do ente municipal.

Leia também:
PF investiga indícios de fraude na compra de 50 ventiladores pulmonares em Natal
CGU, MPF e PF cumprem mandado de busca na Secretaria de Saúde de Natal

A nova investigação tem como parâmetro um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU), e recai sobre a compra de 50 respiradores pulmonares feita através da Dispensa de Licitação nº 40/2020. O documento aponta elementos que podem caracterizar “direcionamento da compra” em favor da empresa vencedora do processo, a Philips.

As vereadoras Brisa Bracchi (PT) e Ana Paula (PL) confirmam ao NOVO Notícias que pretendem incluir a nova investigação na pauta de assuntos abordados na Comissão Especial de Inquérito, que os vereadores de oposição pretendem abrir nos próximos dias.

“Nosso objetivo é que ela também seja apurada e investigada dentro da CEI que nós protocolamos na última semana. A comissão de inquérito não é para apurar somente o caso da operação rebotalho. A gente traz cinco objetos de investigação dentro do requerimento”, diz a vereadora Brisa Bracchi.

A vereadora Ana Paula conta que tomou conhecimento da investigação neste fim de semana através de matéria publicada no jornal Novo Notícias e encaminhou para os demais vereadores de oposição, para que eles, como membros requerentes da CEI, também tomem conhecimento desse novo fato que deverá ser objeto tratado na comissão.