Penitenciária de Alcaçuz, maior unidade prisional do RN — Foto: Pedro Vitorino

Uma advogada foi presa no início da tarde desta quinta-feira (30), suspeita de estar com bilhetes informativos para criminosos da penitenciária estadual de Alcaçuz.

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), o flagrante ocorreu durante a visita a um detento na tarde de hoje. Os policiais penais conseguiram apreender os bilhetes que tinham sido escritos pela jurista com informações do preso.

Diante dos fatos, a mulher foi conduzida à Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) para ser interrogada e autuada em flagrante.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio Grande do Norte (OAB/RN) informou em nota que acompanha o caso para garantir que as prerrogativas da advogada sejam respeitadas.

“A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) foi informada sobre a detenção de uma advogada suspeita de repassar bilhetes para detentos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz. A Seccional está acompanhando o caso para salvaguardar e garantir que as prerrogativas da advogada sejam respeitadas. Porém, as questões de mérito serão feitas pela defesa constituída. A Ordem não compactua com qualquer ação ilícita praticada por quem está nos quadros de inscritos. As denúncias serão apuradas e penalizadas com rigor pelo Tribunal de Ética e Disciplina, assim como determina o Estatuto da Advocacia”, disse no comunicado.

Somente este ano, desde janeiro, já houve 10 casos de advogados flagrados com mensagens destinadas a clientes presos, supostamente enviadas por comparsas.

Em abril deste ano, a REPORTAGEM do NOVO Notícias teve acesso ao conteúdo de alguns bilhetes apreendidos pelos agentes do Presídio Rogério Coutinho Madruga, no complexo de Alcaçuz. Nas mensagens, escritas fora da prisão, continham informações sobre controle do tráfico de drogas, acerto de contas, ameaças a agentes de segurança pública e até crimes cometidos fora da penitenciária.

Devido a estas denúncias, a Seap decidiu endurecer os procedimentos para entrada desses profissionais nas unidades prisionais do estado.

De acordo com a pasta, desde maio, os advogados estão passando pelo bodyscan (aparelho de raios-x semelhante aos utilizados em aeroportos) e estão com as visitas limitadas a 30 minutos de atendimento por cliente.