Corredor da folia do Carnatal em 2019 - Foto: Divulgação
Corredor da folia do Carnatal em 2019 – Foto: Divulgação

A 30ª edição do Carnatal, evento que acontece na área externa da Arena das Dunas, volta a ser realizado entre a quinta-feira (9) e domingo (12), reunindo foliões de todo o país. O evento foi cancelado em 2020 devido à pandemia da Covid-19. Com aval dos órgãos sanitários do estado, ao todo, 11 atrações irão puxar 10 blocos durante os quatro dias de festa.

Só poderão participar da micareta os foliões que tiverem concretizado sua imunização (duas doses ou dose única da vacina contra Covid-19).

A previsão é que todos os dias os portões sejam abertos às 17h. Na quinta, sexta-feira e sábado, o primeiro bloco deve começar às 18h30. Já no domingo, a festa inicia com o Vumbora Day, com abertura dos portões às 12h e bloco saindo às 17h.

A entrega dos abadás inicia na segunda-feira (6), das 10h às 21h, exclusivamente para os foliões do Nota Potiguar, na Central do Carnatal, no Natal Shopping.

A partir de terça-feira (7), a retirada continua para blocos e camarote Beats, no Centro de Convenções, das 10h às 19h. A troca dos abadás só serão feitas mediante apresentação da Carteira de Vacinação Digital ou Certificado Nacional de Vacinação.

ENTREVISTA – Roberta Duarte, diretora da Destaque

Roberta Duarte, diretora da Destaque – Foto: Lucas França

NOVO – Qual a expectativa sobre o evento após um ano sem edição de uma das maiores micaretas do país?

– A expectativa é grande, não apenas para nós, que fazemos parte da equipe, como para os artistas. A vontade de levar alegria depois de um período tão denso (pesado) é grande. A ansiedade pela retomada e reencontro com a alegria dar um frio na barriga. Todos nós desejamos nossas vidas de volta, mas com todo controle e critérios a serem seguidos.

NOVO – Qual está sendo o maior desafio na edição 2021?

– A logística de produção mudou. Estamos trabalhando muito em cima da vacinação e sobre a importância dela para a população e para o evento. O desafio e a responsabilidade de conscientizar as pessoas da necessidade do ciclo de imunização completa é uma das nossas maiores preocupações. Além de lançar e montar o evento com um prazo menor. Outro ponto que neste caso nos deu muito orgulho foi todo o apoio das marcas patrocinadoras ao evento, como a Skol, Detran-RN, Johnnie Walker, Cabo Telecom, Natal Shopping, Riachuelo, Red Bull, Shell Box e Uninassau.

NOVO – Devido a adaptação pelo momento que ainda vivemos, quanto o Carnatal está investindo na Festa? E quantos empregos diretamente ou indiretamente a micareta deve gerar?

– O Carnatal movimenta toda uma cadeia que envolve o setor do turismo que reúne mais de 55 segmentos lojas, gráficas, bares, restaurantes, seguranças, produtores, ambulantes, catadores, etc. Segundo a ABIH, o RN depende essencialmente do turismo, onde, de acordo com ele, existem mais de 120 mil pessoas que dependem diretamente do setor e mais quase 300 mil pessoas que são afetadas indiretamente. Diretamente temos mais de 3 mil pessoas trabalhando no evento. Indiretamente pode multiplicar este número por 4. A equipe ficou ainda mais robusta devido a estrutura montada para a conferência do ciclo vacinal. São milhares de pessoas e famílias garantido um final de ano mais feliz. Os números de investimento ainda não foram fechados pela condição atípica da festa deste ano.

NOVO – Além de organizar, quanto representa para você, que ama micareta, ser “A mulher por trás do Carnatal?”

– Quanta responsabilidade. Por estar assumindo a parte de comunicação, me coloco como porta-voz da empresa e tento dar uma atenção única a cada folião. Mas não sou a única mulher por trás do Carnatal. Posso citar Carol Fagundes, Iracy Azevedo e Diva Duarte que assumem como as cabeças da produção. Bárbara Monizza toda a parte de sinalização, Viviane Morais movimenta todo envolvimento do turismo, Cris e Clea cuidam do financeiro há anos. Somos muitas mulheres por trás do Carnatal.

NOVO – O mundo de negócios e entretenimento ainda enfrenta dificuldades em ter mulheres no comando de cargos executivos, Você como Manager desta festa, como se sente em relação a isso?

– Apesar da Destaque ter várias mulheres no comando, o mundo dos eventos não difere dos mais que ainda tem predominância masculina e assim como em outros segmentos ainda enfrentamos dificuldades na hora de se posicionar e de se comunicar. Carisma e simpatia, no primeiro momento podem ser entendidos de outra forma, mas confesso que isso já muda no segundo contato.

NOVO – Apesar de toda estrutura está quase finalizada, atrações divulgadas e blocos a todo vapor. A Organização do Carnatal ainda pretender surpreender mais ainda o folião apaixonado pela Micareta?

– Claro que sim! Muitas surpresas esperam os foliões na avenida e queremos surpreender também no cuidado que vamos ter com a conferência dos comprovantes de vacinação. Queremos que os foliões se sintam seguros e orgulhosos do evento que eles amam e defendem. Todos vão perceber que não tem nada igual curtir o Carnatal, sem dúvida, a festa de Natal.