Coluna Daniela Freire – 4 de Abril

por: NOVO Notícias

Publicado 4 de abril de 2022 às 16:00

COLUNA DANIELA FREIRE

Henrique Alves assinando a ficha de filiação no PSB sob olhar orgulhoso do presidente do partido, deputado federal Rafael Motta. Ao sair do MDB, após mais de 50 anos, ele reclamou da ausência do “querer bem” e “fazer bem” da legenda emedebista, a qual ele acusou de não reconhecer os seus “longos anos de militância no partido”. “Passou a não me ver, não me ouvir, não me falar. Não me querer”, escreveu em carta de desabafo.

VICE

Após a chapa governista conseguir alojar o senador Jean Paul Prates na suplência de Carlos Eduardo, todas as atenções se concentram agora na vaga de vice de Fátima Bezerra. E a definição de quem ocupará o lugar virá de ‘cima’, por pressão, segundo uma fonte do governo estadual.

QUESTÃO NACIONAL

Isso porque a articulação dessa vaga não está sendo feita pelo PT do RN nesse momento. A executiva nacional do partido tomou para si a responsabilidade de atender uma reivindicação do MDB Nordeste e indicar um nome que consolide o apoio do partido à chapa petista no RN, como deseja Lula. E, nesse momento, o nome voltou a ser o de Walter Alves. A informação foi confirmada ao Blog por gente do Governo.

PRESSÃO

A definição de que a negociação da vaga de vice-governador iria ocorrer entre PT nacional e MDB Nordeste aconteceu após uma ligação de Lula, há alguns dias, para o Governo do RN. O tom do líder nas pesquisas foi de insistência no apoio concreto do MDB, após saber que a legenda no RN já estava nos braços da oposição.

SINAIS

A informação bate com o silêncio de Ezequiel Ferreira sobre a possível candidatura ao Governo, que deu uma bela esfriada com a ausência do presidente da Assembleia Legislativa no evento eleitoreiro do governo federal no RN, em Parnamirim, semana passada, quando Bolsonaro convidou publicamente Carla Dickson para ser a cabeça da chapa bolsonarista.

ALIADO

“Parceiros inalienáveis”. Foi assim que o senador Jean Paul definiu a sua relação com a governadora Fátima Bezerra, durante entrevista na TV Ponta Negra, na sexta-feira passada, quando ele anunciou que ficará no PT e que poderá ser suplente de Carlos Eduardo. O parlamentar disse que vai ficar no “banco de reserva” até ser chamado.

CIÊNCIA, UFRN E JUDICIÁRIO

É incrível como as pesquisas científicas  conduzidas pela UFRN na área de Tecnologia da Informação (TI) ligam diversos segmentos do poder judiciário nacional à academia potiguar. Na semana passada, a direção do Instituto Metrópole Digital, o já famoso IMD, órgão integrante da estrutura da universidade, aprovou a celebração de cinco acordos de cooperação com segmentos importantes do Poder Judiciário nacional, todos com o objetivo da produção de pesquisas visando à modernização de serviços executados por setores específicos da justiça.

CAMPANHA

A imprensa mossoroense noticiou que a ex-deputada federal Sandra Rosado tinha desistido de concorrer às eleições deste ano para cuidar da saúde. Mas neste fim de semana, o ex-deputado Laíre Rosado, esposo dela afirmou no Twitter: “Sandra, pré-candidata a deputada federal e Larissa Rosado, pré-candidata a deputada estadual, mantiveram contatos com amigos e correligionários, no dia de ontem, estabelecendo metas para a campanha que se inicia”.

GIRO PELO TWITTER…

…do colunista do Metrópoles Guilherme Amado: “’Bolsonaro vencerá se Lula não for mais plural’, alerta Randolfe. Em entrevista à coluna, ele avalia que campanha de Lula deve avançar para outro patamar a fim de enfrentar Bolsonaro”;
…do jornalista Rafa Duarte: “O prefeito Àlvaro Dias é uma espécie de Justo Veríssimo do RN. Para quem não lembra, esse era o personagem do Chico Anysio que tinha horror a pobre. Chega a ser inacreditável a crueldade com que o prefeito de Natal trata pessoas sem teto e que moram na rua por falta de opção”;
…da deputada federal Natália Bonavides: “A Câmara dos Deputados não pode aceitar que um deputado deboche dos crimes da ditadura. A solidariedade a Miriam Leitão, torturada aos 19 anos e grávida, precisa ser a punição de Eduardo Bolsonaro. Apresentaremos denúncia ao conselho de ética!”.