O governo federal deve anunciar, nesta quarta-feira (18), um pacote de medidas para evitar uma possível greve de caminhoneiros. As ações serão apresentadas pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, e têm como foco principal ampliar a fiscalização do cumprimento da tabela do piso mínimo do frete no país.
De acordo com o ministro, o objetivo é tornar mais eficaz a aplicação da política de preços mínimos, garantindo que caminhoneiros recebam uma remuneração justa. As medidas também preveem a responsabilização de empresas e contratantes que descumprirem de forma recorrente a legislação.
Em declaração nas redes sociais, Renan Filho afirmou que a iniciativa busca corrigir falhas no modelo atual. “Essa é uma defesa concreta do caminhoneiro, garantindo remuneração justa pelo cumprimento da tabela, concorrência leal e mais eficiência para a logística do país”, destacou.
Além das ações voltadas ao frete, o governo também reforçou a fiscalização sobre os preços dos combustíveis. Na terça-feira (17), uma força-tarefa coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública realizou inspeções em 669 postos de combustíveis, distribuídos em 16 estados, além de 64 distribuidoras e pelo menos uma refinaria.
Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a participação da população é fundamental para combater irregularidades no setor. Ele orientou que consumidores denunciem práticas abusivas aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, para ajudar a coibir crimes contra a economia popular.
As medidas ocorrem em meio a preocupações com a insatisfação da categoria dos caminhoneiros, que tem pressionado por melhores condições de trabalho e cumprimento das regras do frete em todo o país.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias