O Governo do Brasil na Rua em Natal (RN) bateu recorde de visitantes para um primeiro dia de evento. Na sexta-feira (13), mais de 5 mil pessoas estiveram na feira da cidadania realizada no Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN). A ação continua neste sábado (14), com atendimentos disponíveis para dezenas de serviços públicos federais e estaduais.
A escolha do local do evento foi destacada pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência (SGPR), Guilherme Boulos, em entrevista à imprensa. “Pra mim é muito simbólico estar fazendo o Governo do Brasil aqui, onde existia um lixão, numa região mais pobre de Natal. E graças a um governo popular, tendo à frente a governadora Fátima Bezerra, o lixão passou a ser um grande centro de educação e formação para os nossos jovens”, afirmou o ministro.
De acordo com Boulos, a feira da cidadania significa levar o governo até o povo, invertendo a lógica dos cidadãos terem que ir até a administração pública, muitas vezes enfrentando burocracia.
“Aqui estão 11 ministérios, a Caixa Econômica Federal fazendo análise de crédito do Reforma Casa Brasil, um programa que o presidente Lula lançou e muita gente não conhece ainda. Só hoje estamos com a expectativa de assinar inúmeros contratos desse programa, que possibilita, por exemplo, construir um quarto extra para o neto”, explicou o ministro.
Guilherme Boulos ressaltou ainda a importância de ações como o Governo do Brasil na Rua contarem com a parceria dos governos locais, citando a edição de Natal, a nona até agora, como uma das mais demandadas do Brasil. “Quando junta o Governo do Brasil com o Governo do Estado é muita potência e quem ganha com isso é o cidadão que está sendo atendido e resolvendo os seus problemas de várias áreas diferentes”.
O ministro ilustrou a importância da feira da cidadania para o cidadão, que num único percurso de visita à feira pode ter diversas demandas atendidas.
“A pessoa está saindo daqui com o filho vacinado, com o Pé-de-Meia e o Gás do Povo resolvido. Pode ter sua demanda com o INSS também resolvida, bem como documentos emitidos e atualizados”, explicou o ministro da SGPR.
A abertura do evento contou com a participação do ministro Guilherme Boulos, da governadora Fátima Bezerra, de deputados federais e estaduais, vereadores, liderenças de movimentos comunitários e do serviço público.
Em sua fala, a governadora afirmou que o evento em em Natal traz um significado de respeito pela população, materalizado em ações de cidadania. “Cidadania não como um favor, mas como um direito”, ressaltou a governadora.
A feira da cidadania em Natal continua neste sábado (14). É a 9ª cidade a receber o projeto Governo do Brasil na Rua, iniciativa coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), com participação de diversos ministérios e instituições federais, além de parcerias locais, como serviços do governo estadual.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias