Polícia Civil e forças de segurança do RN cumprem mandados de prisão e busca contra facções, em ação integrada que mobilizou mais de 300 agentes nas regiões de Natal e Parnamirim. | Foto: Divulgação/PCRN

Cotidiano

Segurança VÍDEO: Operação Território Seguro prende 14 suspeitos de facções em Natal e Parnamirim

Ação da terceira fase da Operação Território Seguro mira líderes e colaboradores de organizações criminosas e busca enfraquecer estruturas logísticas de grupos no RN

por: NOVO Notícias

Publicado 12 de fevereiro de 2026 às 13:05

A Polícia Civil prendeu 14 suspeitos em uma operação integrada realizada nesta quinta-feira (12) nas cidades de Natal e Parnamirim. A ofensiva faz parte da 3ª fase da Operação Território Seguro e teve por objetivo cumprir mandados de prisão e busca em bairros estratégicos da Região Metropolitana, incluindo Mãe Luíza, Rocas, Cidade da Esperança, Nossa Senhora de Nazaré e Quintas, além de Monte Castelo, em Parnamirim.

A ação contou com o apoio da Polícia Militar, Polícia Penal, Ministério Público do RN e do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER). Mais de 300 agentes estiveram envolvidos para desarticular facções e enfraquecer suas estruturas logísticas e operacionais.

As investigações apontam que os alvos estão ligados a grupos criminosos com atuação no estado, além de colaboradores que forneciam apoio logístico para atividades ilícitas. Os trabalhos começaram após uma série de conflitos registrados na Zona Leste de Natal entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026.

Foco nos crimes e facções

Durante as diligências, as equipes identificaram suspeitos envolvidos em armazenamento de armas, além de indivíduos que promovem e glorificam facções por meio de músicas com conteúdo de apologia a crimes. A ação também mira grupos suspeitos de arrombamentos de veículos com uso de dispositivos bloqueadores de sinal, conhecidos como “chapolim”.

Além disso, há indícios de crimes como receptação, adulteração de veículos, tráfico de drogas, associação para o tráfico e comércio irregular de armas de fogo. A Polícia Civil reforça que a operação atua de forma estratégica, baseada em análise de inteligência e compartilhamento de informações entre as forças de segurança.

Integração e colaboração

A Operação Território Seguro reforça a atuação integrada do Estado contra organizações criminosas. Segundo a Polícia Civil, a presença contínua e estruturada em áreas de risco, em parceria com governos estadual e federal, permite ações mais qualificadas e resultados efetivos no combate ao crime organizado.

A população também é chamada a colaborar por meio do Disque Denúncia 181, com garantia de anonimato e segurança. A integração entre órgãos e a participação da sociedade são apontadas como fundamentais para reduzir a atuação das facções no RN.

Tags