Praia de Natal amanheceu com grande acúmulo de água, dificultando o acesso de frequentadores e prejudicando o comércio local, mesmo após intervenção inaugurada há um ano
Publicado 11 de fevereiro de 2026 às 13:04
A praia de Ponta Negra, na zona Sul de Natal, amanheceu alagada nesta quarta-feira (11), mesmo após a conclusão das obras de engorda e drenagem, inauguradas há apenas um ano e que custaram mais de R$ 100 milhões. Comerciantes, ambulantes e moradores da região reclamam da formação de uma lagoa próxima ao mar, que compromete parte da faixa de areia recém-implantada.
Acompanhe, ao vivo, a situação na Praia de Ponta Negra neste momento.
O projeto de engorda da praia tinha como principal objetivo conter a erosão costeira, problema histórico em Ponta Negra. Desde sua entrega, a orla já enfrentou marés mais fortes, até 30% superiores às que, antes da intervenção, provocaram erosão severa e levaram o município a decretar estado de emergência, conforme noticiado pelo NOVO Notícias em sua edição de 2 de fevereiro passado.
Na ocasião, o secretário municipal de Serviços Urbanos (Semurb), Thiago Mesquita, lembrou que a engorda não foi pensada apenas para estética ou turismo, mas como uma intervenção de resiliência ambiental. “Ponta Negra perdeu quase toda a sua faixa natural de areia ao longo de mais de uma década. O principal objetivo do investimento foi combater a erosão costeira, e esse objetivo vem sendo alcançado”, afirmou ao NOVO Notícias.
Sobre a drenagem, ele foi direto: “Ela foi concluída um mês após a finalização da engorda, em fevereiro do ano passado, e funcionou perfeitamente. Circularam muitas informações falsas, mas os dados técnicos comprovam o funcionamento do sistema”.
Apesar disso, o alagamento registrado nesta quarta evidencia que desafios ainda existem. Moradores e comerciantes alertam que a água acumulada compromete o acesso à areia e prejudica atividades comerciais na região.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias