Decisão unânime da Comissão Processante pode mudar o rumo da apuração e ampliar o alcance da investigação na Câmara de Natal. | Foto: Elpídio Jr./CMNAT
A Comissão Processante da Câmara Municipal de Natal decidiu ampliar o alcance da investigação que apura a denúncia com pedido de cassação contra a vereadora Brisa Bracchi (PT). Por unanimidade, os membros aprovaram um requerimento para que a Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) envie, em até cinco dias úteis, cópia das emendas impositivas apresentadas por todos os vereadores da Casa.
Assim, a comissão poderá examinar, de forma individual, as emendas destinadas nos anos de 2024 e 2025. A análise verificar se houve repasse de recursos públicos para eventos de caráter político-partidário, indo além do caso específico que deu origem à denúncia contra a parlamentar.
O pedido foi apresentado ainda na primeira formação da Comissão Processante, mas rejeitado sob o argumento de que poderia atrasar o andamento dos trabalhos. Com a nova composição, o requerimento foi acolhido por todos os integrantes. Além da vereadora Samanda Alves (PT) como presidente, a comissão tem o vereador Daniell Rendall (Republicanos) como relator e Tarcio de Eudiane (União Brasil) membro.
Após a decisão, Brisa se manifestou por vídeo publicado nas redes sociais, em que afirmou que a ampliação da análise garantirá maior transparência. Ela defendeu que todos os vereadores de Natal sejam investigados sob os mesmos critérios.
No fim de 2024, a Comissão Processante chegou a aprovar o arquivamento de uma segunda denúncia apresentada contra a vereadora. No entanto, o parecer foi derrubado pelo plenário da Câmara, o que manteve a apuração em curso.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias