Daniela Freire, jornalista

Daniela Freire, jornalista

Opinião

Coluna Daniela Freire: Apesar da operação, Allyson é acolhido pelo seu grupo político

Reuniram-se com Hermano o pré-candidato a governador Allyson Bezerra, o presidente do União Brasil José Agripino, o vice-governador e presidente do MDB Walter Alves, além dos deputados federais Benes Leocádio, Robinson Faria e João Maia – presidente estadual do PP – e do deputado estadual Kleber Rodrigues

por: Daniela Freire, do NOVO Notícias

Publicado 2 de fevereiro de 2026 às 16:15

Exclusividade
Repercutiu muito e em praticamente todos os veículos de comunicação do RN a entrevista exclusiva concedida na última terça-feira (27) pela governadora Fátima Bezerra ao programa Tamo Junto (TMJ), na 88FM Universitária, às 18h. Dos pontos que mais ‘renderam, destaque para o relato da própria governadora sobre como recebeu do seu vice, Walter Alves, a notícia de que ele apoiaria o adversário Allyson Bezerra na disputa majoritária no RN. “Para ser muito, muito, sincera, o Governo não esperava por essa mudança de rumo do vice-governador. A própria sociedade não esperava por isso, nem vocês da imprensa”, disse, ressaltando que Walter teria apoio incondicional do PT na tarefa.

Do TMJ (88FM)
Durante a entrevista, Fátima Bezerra relatou um encontro reservado que teve em Brasília com o deputado federal Isnaldo Bulhões, líder do MDB na Câmara dos Deputados, e com o presente nacional da sigla, o também deputado federal Baleia Rossi, durante o qual “ficou pactuado” o acordo que colocava Walter Alves na cadeira de governador e candidato à reeleição. Segundo Fátima, o combinado era Walter assumir e o PT ajudar na formação da nominata do MDB para federal e estadual. “Eu já estava muito empenhada na nominata do MDB para federal. Estávamos com a nominata do MDB em curso, forte!”, afirmou.

Importante
Outro ponto de destaque da entrevista de Fátima Bezerra ao TMJ na 88FM foi a descrição de como a sua gestão conseguiu diminuir o custo com pessoal em mais de dez pontos percentuais. Quando pegou o Executivo em 2019, esse custo comprometia 66,44% do orçamento do Estado e em 2025 estava em 55,73%.

Prioridade
Falando nisso, está na mídia nacional: a situação político- eleitoral do PT no RN é prioridade para o diretório nacional. O Estadão, por exemplo, descreve o cenário local como “crítico”. O grande problema é a eleição indireta que cairá no colo da Assembleia Legislativa caso Fátima realmente saia para disputar o Senado e Walter não assuma o lugar. Até que ponto poderá haver interferência da aliança nacional MDB/PT na situação potiguar que consiga mudar os rumos já definidos ainda é uma incógnita. À coluna, fontes ligadas à articulação da governadora Fátima Bezerra dizem acharem difícil que possa ter mudanças no que já está definido.

O encontro politico deste fim de semana que deu o que falar foi anfitrionado pelo deputado estadual Hermano Moraes, pré-candidato a vice do prefeito de Mossoró Allyson Bezerra na disputa pelo Governo do RN e aconteceu na residência do parlamentar na praia de Tabatinha. Por lá, reuniram-se com Hermano o pré-candidato a governador Allyson Bezerra, o presidente do União Brasil José Agripino, o vice-governador e presidente do MDB Walter Alves, além dos deputados federais Benes Leocádio, Robinson Faria e João Maia – presidente estadual do PP – e do deputado estadual Kleber Rodrigues. O fato seria apenas mais encontro politico de verão se não fosse pelo fato de que ele aconteceu logo após a operação da PF e CGU que bateu na porta de Allyson. A reunião demonstra apoio ao prefeito, apesar da gravidade dos crimes que podem acabar sendo atribuídos ao pré-candidato.

Tags