Parlamentares e policial militar estão sob investigação por envolvimento em milícia armada; ação reforça combate à intimidação política na Grande Natal. | Foto: Reprodução
A Operação Securitas, que investiga políticos e um policial militar suspeitos de integrar uma milícia armada na Grande Natal, cumpriu mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Ielmo Marinho, São Gonçalo do Amarante, Natal e Parnamirim. Segundo as investigações iniciadas em 2023, o grupo tinha estrutura para intimidar adversários políticos e cometer outros crimes, contando com apoio de parlamentares e de um policial militar. Eles atuavam com núcleo armado e ampla rede político-administrativa.
O caso ganhou força após denúncia de homens armados dentro da Câmara Municipal de Ielmo Marinho, supostamente para proteger parlamentares e ameaçar opositores. Na ocasião, a polícia apreendeu armas de calibres restritos, como .40 e .45, munições e outros materiais.
A Operação Securitas tem como objetivo reunir provas sobre porte ilegal de armas, formação de milícia privada e organização criminosa, além de identificar outros envolvidos. Os mandados incluem apreensão de documentos, valores e aparelhos eletrônicos, como celulares.
Embora o prefeito de Ielmo Marinho tenha sido preso em flagrante em ação anterior por tentativa de ocultar provas, o foco desta etapa da investigação está nos demais integrantes do grupo, incluindo os parlamentares e o policial militar.
A ação contou com apoio do Ministério Público do RN (MPRN) e da Polícia Militar do RN (PMRN), que juntos cumpriram sete mandados de busca e apreensão. O nome da operação, Securitas, vem do latim e significa “segurança”, em referência à proteção das instituições democráticas e ao combate à violência política.
A Polícia Civil reforça que a população pode colaborar de forma anônima pelo Disque Denúncia 181, ajudando a desarticular esquemas de intimidação política e criminalidade no estado.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias