O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT-RN) realizou, no último mês, uma visita técnica de inspeção às operações da Intersal, empresa arrendatária e operadora do Terminal Salineiro de Areia Branca, também conhecido como Porto Ilha, localizado em alto mar no Rio Grande do Norte.
A iniciativa teve como objetivo fazer o levantamento de dados relacionados à saúde, segurança e condições gerais de trabalho, a fim de se elaborar laudo técnico que fundamente as investigações de três procedimentos administrativos contra a empresa, que estão em andamento no MPT-RN. Estão sendo investigados temas como implementação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, transporte de trabalhadores, manuseio de equipamentos e materiais, fornecimento de equipamentos de proteção individual e condições sanitárias.
Na ocasião, foi realizada a verificação do local onde, em 2025, houve um acidente de trabalho que resultou na amputação da perna de um trabalhador. Foram observados os ambientes operacionais, a organização das atividades e as medidas preventivas adotadas pela empresa. Foram verificadas, ainda, as melhorias e ações preventivas implementadas posteriormente. Além disso, foi apresentado o modelo de gestão em saúde, segurança e meio ambiente adotado pela companhia para a prevenção de riscos aos trabalhadores.
A equipe do órgão foi composta pela servidora Simone de Queiroz, assessora jurídica da Procuradoria do Trabalho no Município de Mossoró; e pelos servidores, Marcílio de Lima, perito da Procuradoria Regional do Trabalho 21ª Região; e Rubens Costa, policial institucional do Ministério Público da União.
“Os profissionais da empresa foram receptivos e prestaram todo apoio necessário para a visita. Ressalta-se que a inspeção realizada possui caráter técnico e informativo, não representando conclusão final sobre os procedimentos em apuração, os quais serão objetos de análise específica”, conclui Marcílio.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias