Daniela Freire, jornalista

Daniela Freire, jornalista

Opinião

Coluna Daniela Freire: chapa do bolsonarismo sem bolsonaristas

Em entrevista à 95FM, o ex-prefeito garantiu que não é bolsonarista. “Não me considero bolsonarista, nunca fui bolsonarista. Sempre tive uma relação administrativa e institucional”, disse Álvaro Dias

por: Daniela Freire, do NOVO Notícias

Publicado 26 de janeiro de 2026 às 16:15

Chapa não bolsonarista
Com a desistência do senador Rogério Marinho de entrar na disputa pelo Governo do RN e o anúncio de Álvaro Dias como o candidato a governador, ficou estabelecido que a chapa do bolsonarismo para 2026 não será bolsonarista. Isso quem diz é o próprio governadorável desse grupo político. Em entrevista à 95FM, o ex-prefeito garantiu que não é bolsonarista. “Não me considero bolsonarista, nunca fui bolsonarista. Sempre tive uma relação administrativa e institucional”, disse Álvaro Dias.

Tendência
Para completar a chapa não bolsonarista, o senador Styvenson Valentim marca presença como o principal candidato ao Senado do grupo. Ele já disse e repetiu que não é bolsonarista. E, apesar da nova amizade e ligação política com o líder da oposição no Senado e líder do bolsonarismo no RN, Rogério Marinho, Styvenson Valentim vota 70% das vezes a favor dos projetos propostos pelo governo Lula no Congresso. Além disso, Styvenson evita ao máximo participar de eventos políticos essencialmente bolsonaristas.


Depois de afirmar, em entrevista à 98FM, que o presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ezequiel Ferreira, estava em adiantadas com o seu grupo, Álvaro Dias precisou recuar na entrevista seguinte, concedida à 95FM. Questionado sobre a participação de Ezequiel na chapa, ele mudou o tom: “As conversas estão acontecendo, mas elas estão sendo conduzidas por Rogério Marinho. Mas não posso aqui afirmar que exista alguma definição com relação a essa aliança”, comentou.

Aliado
Do outro lado, a presidente do PT no RN, vereadora Samanda Alves, garantiu ao TMJ, na 88FM, tem mantido conversas com o presidente da Assembleia Legislativa e que, neste momento, segundo Samanda, Ezequiel seria aliado de Fátima Bezerra.

Gesto
Lembrando que, se política é gesto, vale lembrar do último feito por Ezequiel ao grupo de Rogério/Álvaro: a ausência no evento que formalizou a chapa. O presidente da Assembleia Legislativa preferiu outra agenda: circular por municípios potiguares e fazer a sua campanha à reeleição.

Presente
A governadora Fátima Bezerra era só alegria no evento de assinatura da ordem de serviço para o início das obras de duplicação da BR-304, na semana passada, próximo a Assu. Uma conquista histórica, resultado de muitas andanças de Fátima a Brasília, como ela própria relatou em uma edição de vídeo publicada nas suas redes sociais. Mas, mais do que isso, ela ganhou um presentão do ministro dos Transportes Renan Filho: o apelido de “Mãe da duplicação da 304”. A fala do ministro já virou peça de marketing da pré-candidata ao Senado.

Tags