Ex-prefeito de Natal defende que cargo provisório seja ocupado por técnico neutro e aponta desafios financeiros do Estado. | Foto: Arquivo

Política

Eleições indiretas Álvaro Dias descarta disputar mandato tampão no RN: “Missão temerária”

Pré-candidato ao Governo alerta que assumir o Executivo por curto período enfrentaria dificuldades fiscais e restrições eleitorais

por: NOVO Notícias

Publicado 21 de janeiro de 2026 às 14:25

O pré-candidato ao Governo do RN, Álvaro Dias (Republicanos), afirmou nesta quarta-feira (21) que não pretende disputar as eleições indiretas para assumir o chamado “mandato tampão” do Executivo estadual. Ele destacou que assumir o governo por curto período seria difícil diante da situação fiscal delicada, com riscos de atrasos salariais e restrições da legislação eleitoral: “a missão seria temerária”.

O vice-governador Walter Alves (MDB) também confirmou que não assumirá o cargo se a governadora Fátima Bezerra (PT) renunciar em abril para disputar o Senado. Walter pretende disputar uma vaga na Assembleia Legislativa em 2026.

Diante desse cenário, Álvaro defende que o cargo temporário seja ocupado por uma pessoa de perfil técnico e neutro, capaz de iniciar medidas para sanear o Estado.

“Quem deveria assumir o governo durante o período tampão deveria ser um técnico, uma pessoa que realmente não tenha nenhum comprometimento político para que possa tomar ou começar a tomar medidas necessárias para sanear o Estado”, disse, em entrevista à 98 FM Natal.

Apesar de não se candidatar, ele disse que o tema poderá ser discutido em decisão coletiva do grupo liderado pelo senador. Álvaro afirmou que a oposição já admite esse caminho e defende a escolha de um governador de transição, a ser definido pela Assembleia Legislativa, exigindo cautela nas articulações. E ressaltou que a oposição pretende aguardar a formalização das saídas para avançar nas conversas com partidos aliados.

Tags