O RN registra aumento expressivo da população em situação de rua, reflexo de problemas estruturais que persistem no estado. | Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi
O RN registrou um aumento de 109,4% na população em situação de rua entre 2020 e 2025. Em números absolutos, o crescimento foi de 1.597 para 3.345 pessoas vivendo nas ruas em todo o estado.
Em Natal, o avanço foi ainda mais acentuado: a capital potiguar teve alta de 134,1% no mesmo período, confirmando uma tendência nacional de crescimento da população em situação de rua.
Os dados, obtidos pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, ligado à Universidade Federal de Minas Gerais, mostram que entre 2020 e 2022 houve uma oscilação. Em 2021, durante o pico da pandemia de Covid-19, os números registraram uma redução temporária, mas a partir de 2023 o crescimento voltou a se intensificar.
Em 2025, o Rio Grande do Norte foi o quinto estado do Nordeste com maior número absoluto de pessoas vivendo nas ruas, atrás apenas da Bahia, Ceará, Pernambuco e Maranhão. Os especialistas destacam que o ranking considera números absolutos, e não a proporção da população.
A Secretaria Estadual das Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e dos Direitos Humanos divulgou nota afirmando que o aumento está ligado a problemas estruturais, como a falta de moradia digna, dificuldades de acesso ao trabalho, baixa renda e limitações na obtenção de benefícios sociais.
Segundo os pesquisadores da UFMG, o crescimento da população em situação de rua acompanha uma tendência observada em várias capitais brasileiras. Questões econômicas, sociais e políticas reforçam o quadro de vulnerabilidade, tornando a assistência pública um desafio permanente.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias