Com as notas em mãos, estudantes de todo o país começam a disputa por vagas em universidades públicas e bolsas de estudo. | Foto: Luis Fortes/MEC

Geral

ENEM 2025 Agora é oficial: notas do Enem 2025 já estão disponíveis e abrem caminho para Sisu, Prouni e Fies

Resultados já podem ser consultados na Página do Participante; desempenho define acesso ao ensino superior e certificação do ensino médio

por: NOVO Notícias

Publicado 16 de janeiro de 2026 às 09:22

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já estão disponíveis para consulta na internet. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (16) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), etapa decisiva para milhões de estudantes que planejam ingressar no ensino superior ainda este ano. O RN teve 113.229 inscrições confirmadas. Sendo que 23.631 são de estudantes concluintes do ensino médio da rede pública.

A consulta pode ser feita na Página do Participante, onde cada candidato tem acesso à nota da redação, que varia de zero a mil pontos, além do desempenho nas quatro áreas de conhecimento avaliadas no exame. O boletim individual reúne todas as informações usadas nos processos seletivos.

A partir do resultado, os estudantes já podem se organizar para os próximos passos. As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) acontecem de 19 a 23 de janeiro e permitem concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o país.

Outra opção é o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo em faculdades privadas e terá inscrições abertas entre 26 e 29 de janeiro. Já o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) possibilita o financiamento do curso, conforme as regras do programa.

No caso do Sisu, não é necessário enviar documentos no momento da inscrição. A entrega ocorre apenas após a seleção, no ato da matrícula, diretamente na instituição de ensino, respeitando os prazos e exigências específicas de cada universidade.

Certificação do Ensino Médio

O Enem 2025 também pode ser usado para certificação de conclusão do ensino médio. Para isso, o participante deve ter indicado essa finalidade na inscrição e atingir, no mínimo, 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 pontos na redação.

Os pedidos de certificado devem ser feitos dentro do prazo, por meio das instituições credenciadas pelo Inep. Já os chamados treineiros terão acesso às notas em até 60 dias após a divulgação oficial.