O Polo Sebrae de Energias Renováveis tem como objetivo posicionar o Sebrae como ator estratégico da transição energética. Foto: Foto: Moraes Neto
As instituições renovaram o termo de parceria que mantém as operações do Polo SEBRAE de Energias Renováveis no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI, na capital — iniciativa que, afirmam, fortalece o apoio às micro e pequenas empresas no estado e no Brasil
Publicado 14 de janeiro de 2026 às 17:15
O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e do Conselho Regional do SENAI-RN, Roberto Serquiz, recebeu nesta segunda-feira (12) em Natal o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima.
Na ocasião, as instituições renovaram o termo de parceria que mantém as operações do Polo SEBRAE de Energias Renováveis no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI, na capital — iniciativa que, afirmam, fortalece o apoio às micro e pequenas empresas no estado e no Brasil.
Desde 2023, o Polo SEBRAE funciona no Rio Grande do Norte como referência nacional para ações relacionadas à área. O foco da investida, a primeira do Sebrae com esse perfil para a atividade, no país, é a geração de conhecimentos, de conexões e negócios para turbinar pequenas empresas e startups que atuam ou queiram entrar nos setores de energia eólica, solar fotovoltaica, de biogás e hidrogênio verde.
A estrutura física está instalada no HIT, o mesmo complexo que sedia o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), principais referências do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação (PD&I) e educação profissional para o setor de energia e hidrogênio verde, além de um Habitat de Inovação para grandes empresas.
Compromisso
“Esta é uma parceria que é muito mais do que uma cooperação institucional. É, na verdade, um compromisso mútuo de integrar, de fortalecer a micro e pequena empresa no processo de transição energética, de fazer com que esse segmento possa ter uma porta aberta também para o processo da transição energética”, disse Roberto Serquiz, durante evento que marcou a renovação do acordo.
“Nós estamos aqui em um centro de tecnologia do SENAI de onde saímos da ideia para a excelência, que é referência nacional, e através dessa parceria, desse compromisso, a palavra-chave é complementaridade: o Sebrae, com a expertise que tem na micro e pequena empresa, juntamente com o SENAI, que tem esse potencial, essa estrutura e é sustentado por um grupo de profissionais, de técnicos e pesquisadores de alta qualidade, e que faz a conexão entre conhecimento, prática e desenvolvimento”, acrescentou.
O presidente do Sistema FIERN lembrou que 97% dos negócios do Rio Grande do Norte são micro e pequenas empresas e que o estado é um dos maiores geradores de energia renovável onshore (em terra) do país, “com potencial gigante com vistas também ao offshore”.
Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional, ressaltou o “compromisso efetivo” do Sebrae com o setor e que “mundo sustentável é um conceito que não tem mais volta – e também é gerador de oportunidades para a pequena economia”. “Então nós estamos aqui assinando (a renovação dessa parceria), dando garantias, com recursos para o próximo período desse programa que é um exemplo para o Brasil”, frisou ele, destacando o papel do Rio Grande do Norte “para cada vez mais garantir que o Brasil seja um grande paradigma de equilíbrio entre a economia e a sustentabilidade”.
Apoio
O diretor superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, observa que a primeira fase do Polo, desenvolvida nos últimos dois anos, foi de implantação. “E, hoje, nós estamos iniciando a segunda fase, que é a fase de ampliação dele. A fase que a gente está chamando da maturidade do programa”, disse.
“Nós temos um projeto de dois anos, no valor de R$ 6 milhões, em que a gente vai fazer inovação, mercado, acesso ao crédito para as pequenas empresas brasileiras. Tanto para quem trabalha na ponta, como fornecedor do processo, como para quem usa – pequenos negócios como pousadas. Como é que a gente pode ajudar na eficiência energética, no processo de sustentabilidade, em melhorias na questão das economias internas de cada um? Esse é o objetivo do Polo”, complementou. Zeca ressaltou que, apesar da forte atuação local, o programa tem abrangência nacional.
O diretor regional do SENAI-RN e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, Rodrigo Mello, acrescentou: “O Polo de Energias Renováveis é a única ‘agência Sebrae’ situada dentro de uma estrutura do SENAI no Brasil. As duas instituições estão aqui para somar esforços, voltadas para formar pessoas, trazer inovação e prestação de serviços muito especializados para o Rio Grande do Norte e o país. Então, esse é um caso típico em que a soma de esforços pode trazer resultados que vão muito além e é isso o que a gente trabalha dia a dia e o que pretendemos seguir fazendo com a renovação do acordo para os próximos anos”.
O encontro contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Alan Silveira, do diretor tesoureiro da FIERN, Djalma Barbosa da Cunha Júnior, dos diretores do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti e Marcelo Toscano, da gerente do Polo, Lorena Roosevelt, da deputada federal (SC) Ana Paula Lima, além de gerentes e analistas técnicos das instituições. Na ocasião, o grupo visitou o Polo de Energias, além do Laboratório de Hidrogênio e Combustíveis Avançados (H2CA) do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis e do Centro de Excelência em Formação Profissional para Hidrogênio Verde do CTGAS-ER.
O Polo Sebrae de Energias Renováveis tem como objetivo posicionar o Sebrae como ator estratégico da transição energética e garantir que os pequenos negócios façam parte desse mercado em expansão. Atualmente, o Polo é referência para 17 unidades estaduais do Sebrae, apoiando empreendedores com soluções voltadas à energia limpa. Mais informações estão disponíveis no site: https://energiaenegocios.rn.sebrae.com.br/.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias