Entrada da Cadillac altera dinâmica dos treinos oficiais da Fórmula 1, mas duração das sessões e formato básico permanecem; veja como serão as classificações em 2026. | Foto: Divulgação/Fórmula 1

Esporte

Esportes Fórmula 1 muda regras de classificação em 2026 com chegada da Cadillac

Com a ampliação do grid para 22 carros, treinos classificatórios terão ajustes na eliminação de pilotos, mantendo tempos das sessões e regras das corridas sprint

por: NOVO Notícias

Publicado 8 de janeiro de 2026 às 13:13

A temporada 2026 da Fórmula 1 terá mudanças no formato dos treinos classificatórios devido à chegada da equipe Cadillac, que elevará o número de carros no grid de 20 para 22. Apesar do aumento, a estrutura dos treinos continua dividida em Q1, Q2 e Q3, mas com alterações na quantidade de pilotos eliminados em cada fase.

No Q1, os 22 pilotos vão à pista, e os seis piores tempos são eliminados. Em seguida, os 16 restantes disputam o Q2, onde apenas 10 avançam para o Q3. Na etapa final, os dez melhores competidores brigam pela pole position.

O mesmo sistema será aplicado nos classificatórios para corridas sprint, mantendo a ordem de eliminação dos treinos principais.

Duração das sessões

Apesar das mudanças na eliminação, os tempos das sessões permanecem inalterados.

  • Q1: 18 minutos, seguido de intervalo de 7 minutos.
  • Q2: 15 minutos, com intervalo de 7 minutos antes do Q3.
  • Q3: 12 minutos para definir a pole position.

Nos treinos de sprint:

  • SQ1: 12 minutos na pista.
  • SQ2: 10 minutos.
  • SQ3: 8 minutos para a pole.

O impacto da Cadillac

Com a ampliação do grid, a chegada da Cadillac exige ajustes estratégicos por equipes e pilotos, que precisarão lidar com mais concorrentes na disputa por cada fase da classificação.

O novo formato mantém o ritmo das sessões, mas aumenta a pressão e a competitividade na pista, especialmente nos treinos finais, onde a luta pela primeira posição se torna ainda mais acirrada.

Tags