O médico brasileiro João Marcelo Lyra desenvolveu uma lente intraocular inovadora para tratar catarata. | Foto: Reprodução
Galaxy, tecnologia inédita aprovada pela Anvisa, já era usada na Europa e países como Canadá, Índia e Austrália, e agora chega ao Brasil oferecendo visão de perto, intermediária e à distância.
Publicado 2 de janeiro de 2026 às 10:33
O médico brasileiro João Marcelo Lyra desenvolveu uma lente intraocular inovadora para tratar catarata, e a tecnologia já está disponível no Brasil após aprovação da Anvisa em agosto de 2025.
Batizada de Galaxy, a lente é a primeira multifocal espiral voltada para catarata, permitindo que muitos pacientes recuperem a visão sem depender de óculos. O diferencial do dispositivo é a qualidade da visão, especialmente à noite, proporcionando mais conforto no dia a dia.
Além da catarata, a Galaxy também corrige presbiopia (vista cansada) e hipermetropia, oferecendo visão de perto, intermediária e de longe em um único procedimento.
O projeto começou no Brasil pela empresa Logos Bioscience, fundada pelo próprio médico alagoano. A patente foi adquirida pela britânica Rayner, referência global em lentes intraoculares, que colaborou em várias fases da pesquisa e produção.
Antes de chegar ao Brasil, a lente já era usada em Europa, Canadá, Índia, Austrália e Nova Zelândia, mostrando resultados positivos entre pacientes internacionais.
Para João Marcelo, a tecnologia demonstra o potencial da ciência brasileira: “O Brasil tem excelentes pesquisadores que produzem tecnologias com potencial de beneficiar milhões de pessoas em escala global. Torço para que cada vez mais acadêmicos brasileiros consigam se conectar com a indústria para oferecer essas inovações”, afirma.
Com a chegada da Galaxy, pacientes potiguares agora podem contar com uma opção moderna e eficiente para tratar catarata e problemas de visão, reduzindo a dependência de óculos e melhorando a qualidade de vida.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias