Pronunciamento foi exibido pela TV estatal e reforçou discurso de soberania e enfrentamento às sanções dos EUA. | Foto: Reprodução
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que o país entrará em 2026 com foco no fortalecimento técnico e militar, em meio a um discurso de enfrentamento a pressões externas e defesa da soberania nacional. A declaração foi feita durante uma mensagem de Ano Novo, transmitida pelo canal estatal VTV.
Segundo Maduro, a Venezuela estaria “segura e protegida” diante do que chamou de ameaças imperialistas. Ele declarou 2026 como o “Ano do Desafio Admirável” e afirmou que o período será marcado pela consolidação de um modelo que garanta a proteção do país e uma “independência irreversível”.
Em um trecho do pronunciamento, o presidente fez uma breve fala em inglês ao mencionar os Estados Unidos, que mantêm desde agosto um destacamento naval no Caribe. Nas últimas semanas, o governo norte-americano também anunciou medidas de bloqueio a embarcações sancionadas que transportam petróleo venezuelano.
“Este é o ano para consolidar o desenvolvimento técnico e militar que garante a proteção da pátria e a independência irreversível de ameaças e doutrinas imperialistas”, afirmou Maduro. Ele acrescentou que a segurança do país estaria baseada na “unidade” entre população, Forças Armadas e forças policiais.

O presidente também fez referência ao ano de 2025, que classificou como um período de “consenso nacional”, voltado, segundo ele, à preservação da paz e da estabilidade política. No discurso, Maduro afirmou que a identidade nacional teria se fortalecido diante das pressões externas registradas recentemente.
Na área econômica, Maduro disse que o governo vem adotando medidas para reduzir a dependência do petróleo e estimular uma economia diversificada, produtiva e voltada à exportação. Ele reconheceu que o país ainda enfrenta restrições causadas pelas sanções impostas pelos Estados Unidos, em vigor há mais de uma década.
Segundo o presidente, o regime estaria superando os efeitos do bloqueio econômico e se preparando para enfrentar novos desafios com maior organização e capacidade produtiva.
O pronunciamento reforça a linha adotada pelo governo venezuelano nos últimos anos, marcada pelo discurso de soberania nacional, crítica às sanções internacionais e aposta no fortalecimento das estruturas estatais, especialmente no campo militar.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias