Internado no DF Star, Bolsonaro passa por sequência de procedimentos para controlar soluços e outros problemas de saúde. | Foto: Reprodução
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a apresentar soluços nesta terça-feira (30), apesar de ter passado por dois procedimentos recentes para controlar o problema. A informação foi divulgada pelo filho, ex-vereador Carlos Bolsonaro, em publicação no X.
Segundo Carlos, a flora digestiva de Bolsonaro apresenta “boa evolução” após as intervenções cirúrgicas, e a pressão arterial continua sendo monitorada, após novos picos registrados na segunda-feira (29). O ex-presidente teve uma crise de hipertensão, mas permanece com quadro estável.
Além disso, Bolsonaro iniciou tratamento para apneia do sono, encontrando-se em fase de adaptação. Antes do procedimento para bloqueio do nervo frênico esquerdo, realizado na segunda-feira, ele registrava cerca de 50 episódios do distúrbio por hora.
O bloqueio do nervo frênico consiste na injeção de anestésico próximo ao nervo que controla o diafragma, interrompendo temporariamente sua função para reduzir os soluços. A técnica é feita sob anestesia e tem efeito limitado de 12 a 18 horas, de acordo com a equipe médica que acompanha o ex-presidente.
Bolsonaro está internado no Hospital DF Star, em Brasília, desde 24 de dezembro, após cirurgia para correção de hérnia inguinal bilateral realizada no dia 25. No dia 27, ele passou por bloqueio anestésico do nervo frênico direito, mas, como os soluços persistiram, a equipe decidiu repetir o procedimento no lado esquerdo.
O cirurgião-geral Cláudio Birolini informou que o ex-presidente ainda deve passar por uma endoscopia digestiva e que a previsão de alta hospitalar é 1º de janeiro.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias