Sexta Feira,03 de Junho de 2022/Economia/ Aeroporto de Natal Foto.Magnus Nascimento Repórter Icaro Carvalho

Economia

Turismo Natal inicia operação diária de voos para Buenos Aires; oferta de assentos crescerá 300%

O Aeroporto de Natal será o segundo do Nordeste com o maior número de voos vindos de Buenos Aires no primeiro trimestre de 2026

por: Jaqueilton Gomes

Publicado 29 de dezembro de 2025 às 14:30

O Aeroporto de Natal inicia nesta terça-feira (30) a operação de uma nova rota direta e diária para o Aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires. Operado pela companhia aérea de baixo custo JetSmart, o voo marca a primeira conexão regular do Rio Grande do Norte com uma nova empresa aérea internacional em 26 anos.

A estreia da rota Buenos Aires–Natal projeta um aumento superior a 300% na oferta de assentos durante a alta temporada de 2026, com previsão de mais de 26 mil lugares disponíveis entre janeiro e março. Atualmente, a Argentina já é o principal emissor de turistas para o estado, com crescimento de 140% registrado em 2025.

Para o diretor-presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Raoni Fernandes, a nova rota é estratégica para o desenvolvimento do turismo no RN e amplia o potencial de interiorização da atividade.

“Nós estamos falando de turistas de bastante poder aquisitivo, que passam mais noites no destino, que diversificam a sua experiência, ou seja, mais emprego, mais renda, não só nos polos já consolidados do turismo, mas principalmente em novos destinos. Como destaque, galinhos e cavernas de Felipe Guerra, Furna Feia”, explicou.

A ampliação da malha aérea internacional também eleva as expectativas do setor de agências de viagem, um dos principais setores do turismo local. O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Estado (ABAV-RN), Antônio Neto, avalia que a nova operação destrava uma demanda histórica: “Essa procura já existia e vinha sendo represada por uma limitação histórica de oferta”.

Segundo ele, o voo direto fortalece o turismo receptivo e amplia as oportunidades comerciais para o setor. Ele destacou que o voo direto fortalece o turismo receptivo e amplia as opções comerciais para o setor.

“Para as agências de viagens do RN, essa nova operação é estratégica. Ela amplia o portfólio de produtos, facilita a construção de pacotes completos e fortalece o trabalho do agente como consultor de viagens. Além disso, voos diretos reduzem custos operacionais, aumentam a competitividade do destino e trazem mais segurança na comercialização”, pontuou.

Antônio Neto completou, dizendo que, “com mais assentos e tarifas mais competitivas, as agências conseguem promover o destino com mais intensidade, gerando crescimento consistente e sustentável da demanda”.

Investimentos e estratégia

A atração da nova rota aérea para Natal foi resultado de uma estratégia conduzida pela Emprotur. Segundo Raoni Fernandes, um investimento de aproximadamente R$ 7 milhões realizado pelo Governo do Estado foi decisivo para o sucesso da negociação. Os recursos foram aplicados em marketing digital, campanhas com operadoras de turismo, participação em feiras e ações de promoção institucional.

“A Emprotur conduziu as negociações do início ao fim, apresentando o potencial turístico do Rio Grande do Norte como destino para uma nova rota latino-americana e isso foi decisivo”, disse Fernandes, que creditou o sucesso da missão à “decisão do governo em investir na promoção turística no mercado latino-americano”.

Competitividade regional

Com a nova malha aérea, o RN alcança um patamar de competitividade semelhante aos principais destinos do Nordeste. Dados de voos programados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram que, entre 1º de janeiro e 31 de março de 2026, o Aeroporto de Natal receberá mais voos internacionais que a maioria das capitais nordestinas, empatando com Recife e ficando atrás apenas de Salvador, que terá cinco chegadas a mais.

Voos saindo do Aeroporto de Ezeiza chegam ao Nordeste por cinco capitais:

  • Natal (NAT): 116 voos
  • Recife (REC): 116 voos
  • Salvador (SSA): 121 voos
  • Maceió (MCZ): 63 voos
  • Fortaleza (FOR): 39 voos

Novos destinos internacionais

Além da rota para Buenos Aires, o governo estadual já confirmou o início das vendas do voo Montevidéu–Natal, com operação prevista para começar no fim de março de 2026. De acordo com Raoni Fernandes, a ampliação da malha internacional não deve parar por aí. “A intenção é lançar pelo menos mais uma nova rota internacional antes do fim do governo”.

Tags