Reitoria da UFRN - Foto: Cícero Oliveira

Cotidiano

Saúde UFRN lança manual da saúde mental para ajudar estudantes a identificar redes de apoio

O manual é fruto de uma pesquisa internacional que examina a conexão entre o estilo de vida e a saúde mental de alunos universitários

por: NOVO Notícias

Publicado 21 de dezembro de 2025 às 14:50

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) lançou um novo recurso focado na atenção e promoção do bem-estar mental dos estudantes: o Manual da Saúde Mental – um guia para estudantes. Desenvolvido pelo consórcio internacional The University Students ´ Lifestyle and Mental Health Study (Unilife-M) , o manual organiza de maneira clara informações sobre os serviços, os programas e as iniciativas de apoio psicológico e de promoção do bem-estar disponíveis na instituição. 

O manual é fruto de uma pesquisa internacional que examina a conexão entre o estilo de vida e a saúde mental de alunos universitários, envolvendo mais de 22 países e que está em andamento há três anos. Na UFRN, a pesquisa é coordenada pela professora Nicole Leite Galvão, do Departamento de Fisiologia (DF) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Ppgpsi). “O Unilife-M é um consórcio internacional que busca avaliar a saúde mental dos estudantes assobios ao estilo de vida e a biomarcadores, como hormônios do estresse e marcadores inflamatórios. A ideia é gerar dados robustos para, no futuro, propor intervenções que melhorem a qualidade de vida dos estudantes”, explica a professora. 

No Brasil, várias instituições estão envolvidas neste protocolo, que acompanha estudantes universitários ao longo do tempo. A pesquisa utiliza questionários validados, avaliações físicas e análises de biomarcadores obtidos a partir de amostras de sangue, saliva e cabelo, permitindo uma avaliação abrangente da saúde mental dos participantes. De acordo com Nicole Galvão, o estudo já está no terceiro ano de execução. “Nós já acompanhamos alguns alunos ao longo desses anos. Em 2026, haverá uma nova rodada de avaliações, mas apenas como follow-up dos estudantes que já participaram da pesquisa, sem a entrada de novos voluntários”, detalha Nicole. 

Além do aspecto científico, o Unilife-M visa também funcionar como uma rede de suporte aos estudantes, fortalecendo a comunidade no ambiente universitário. A elaboração do manual surgiu desse compromisso. “Percebemos que a UFRN já possui diversos serviços de apoio à saúde mental, mas, muitas vezes, os estudantes não sabem que eles existem ou não sabem onde encontrar essas informações, que ficam dispersas”, esclarece a coordenadora. 

De forma clara e acessível, o guia explica o que cada serviço oferece, o público-alvo e como acessá-lo, facilitando a busca por apoio conforme a necessidade de cada estudante. O material também apresenta informações sobre atendimentos externos gratuitos ou a preços acessíveis, além de orientações para momentos de crise, como os contatos do Centro de Valorização à Vida (CVV). 

Manual da Saúde Mental – um guia para os estudantes é caracterizado pelos organizadores como um material vivo, sujeito a atualizações periódicas, à medida que novos serviços e novas iniciativas se estabelecem na Universidade. O objetivo é aumentar a visibilidade da rede de apoio e ajudar na elaboração das questões ligadas à saúde mental no contexto acadêmico. O material integra oficialmente o escopo do Unilife-M e está em conformidade com às diretrizes institucionais da UFRN, que reconhece a importância de políticas contínuas de cuidado com a saúde mental dos estudantes, conforme o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2020-2029). 

O manual está disponível no link