Foto: UFRN

Cotidiano

Transporte Secretaria de Inclusão e STTU discutem sobre acessibilidade nos ônibus circulares da UFRN

Denúncias e reclamações sobre a condução de ônibus em Natal podem ser enviadas diretamente para a STTU, por meio do telefone 156 ou do WhatsApp (84) 3232-9113

por: NOVO Notícias

Publicado 19 de dezembro de 2025 às 11:26

A acessibilidade dos ônibus que circulam no campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi discutida na manhã de quarta-feira, 17, em reunião entre a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA/UFRN) e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU). O diálogo aconteceu na STTU, com o objetivo definir soluções para barreiras físicas e atitudinais enfrentadas por estudantes com deficiência da UFRN, usuários do transporte público de Natal, que dependem dos ônibus para acessar a instituição de ensino.

A pedagoga da SIA, Paula Trindade, e a secretária adjunta da SIA, Symone Melo, expuseram as situações relatadas pelos estudantes. O secretário adjunto da STTU, Saulo Spinelli, solicitou que agentes de trânsito verifiquem o funcionamento dos elevadores de acesso aos ônibus, visto que a frota deve ser 100% acessível, e solicitou à SIA o envio de um relatório com as dificuldades encontradas, para posterior apresentação às empresas de ônibus.

O diálogo contou com outros encaminhamentos, como a proposta de formação para motoristas sobre acessibilidade e inclusão. “Percebemos o interesse da STTU em ouvir as necessidades e encontrar soluções para o acesso dos estudantes aos veículos. Afinal, a educação pública e o transporte público são direitos de todos, e as pessoas com deficiência querem e precisam estar nesses espaços”, avalia Symone Melo. Uma nova reunião acontecerá posteriormente, para o acompanhamento das providências que ficaram acordadas.

Denúncias e reclamações sobre a condução de ônibus em Natal podem ser enviadas diretamente para a STTU, por meio do telefone 156 ou do WhatsApp (84) 3232-9113. Para tanto, a STTU solicita informações sobre o número da linha, empresa, prefixo do ônibus na lateral do veículo, o horário e o local da ocorrência. O contato também está disponível pelo aplicativo Natal Digital ou e-mail sttu@natal.rn.gov.br.

Tags