Foto: Assecom/Divulgação
O Governo do Rio Grande do Norte publicou nesta sexta-feira (19), no Diário Oficial do Estado, o edital do concurso público para o cargo de Auditor Fiscal do Tesouro Estadual, vinculado à Secretaria de Estado da Tributação (Sefaz RN). Ao todo, estão sendo ofertadas 50 vagas imediatas, além de cadastro de reserva, com salário inicial de R$ 13.283,64 para jornada de 40 horas semanais.
As vagas estão distribuídas da seguinte forma: 35 para ampla concorrência, 5 para pessoas com deficiência e 10 para candidatos negros. A organização do certame ficará sob responsabilidade da banca Cebraspe.
Para concorrer ao cargo, é exigido diploma de curso superior em qualquer área, desde que reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Além do vencimento básico, a remuneração final dos auditores fiscais pode ser maior, considerando gratificações e participação em resultados, conforme previsto na legislação estadual.
Atribuições do cargo
Entre as principais atribuições do auditor fiscal estão a fiscalização da legislação tributária estadual, a constituição do crédito tributário, a arrecadação de tributos, a realização de auditorias fiscais e o combate à sonegação, fraudes e ilícitos fiscais.
Provas
O concurso será composto por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, divididas em três etapas:
Prova objetiva de conhecimentos gerais (P1), com disciplinas como Língua Portuguesa, Direito Constitucional, Administrativo, Financeiro, Economia e Contabilidade Geral;
Prova objetiva de conhecimentos complementares (P2), com conteúdos de História e aspectos geoeconômicos do RN, Auditoria, Matemática Financeira, Estatística e Tecnologia da Informação;
Prova objetiva de conhecimentos específicos (P3), com foco em Direito Tributário, Legislação Tributária Estadual, Contabilidade Avançada, Contabilidade de Custos e Processo Administrativo Tributário.
As avaliações estão previstas para os dias 21 e 22 de março de 2026, com aplicação em Natal, podendo ocorrer em outras cidades do estado, caso não haja locais suficientes na capital. A divulgação dos locais de prova está marcada para 6 de março de 2026.
Também estão previstas avaliação biopsicossocial para candidatos que concorrerem às vagas destinadas a pessoas com deficiência e procedimento de heteroidentificação para candidatos negros.
Inscrições
As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, no site da banca Cebraspe, no período de 26 de dezembro de 2025 a 16 de janeiro de 2026, das 10h do primeiro dia às 18h do último, no horário de Brasília. A taxa de inscrição é de R$ 200, com pagamento até 9 de fevereiro de 2026.
O edital prevê isenção da taxa de inscrição para candidatos que se enquadrem nos critérios estabelecidos em leis estaduais, como doadores de sangue, de leite materno, de medula óssea, pessoas com deficiência e inscritos no CadÚnico. O prazo para solicitar a isenção vai de 26 de dezembro de 2025 a 16 de janeiro de 2026, e o resultado final será divulgado em 4 de fevereiro de 2026.
O edital completo, com cronograma detalhado e todas as regras do certame, está disponível no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte e no site da banca organizadora.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias