Itamaraty diz que retirada das sanções dos EUA contra Moraes ajuda a “normalizar” relações bilaterais. | Foto: Ana de Oliveira/AIG-MRE
O Ministério das Relações Exteriores afirmou, nesta sexta-feira (12), que a retirada das sanções impostas pelos Estados Unidos ao ministro do STF Alexandre de Moraes e à esposa dele representa um passo para a “normalização” das relações entre os dois países. As punições haviam sido aplicadas pela Lei Magnitsky, mecanismo usado pelos EUA para bloquear bens e restringir atividades de pessoas sob suspeita de irregularidades.
A remoção das sanções foi anunciada pelo governo norte-americano também nesta sexta, após processo de revisão conduzido em Washington.
Segundo o Itamaraty, a medida desfaz um dos principais pontos de atrito recente entre Brasil e Estados Unidos. A avaliação interna é de que a decisão abre espaço para o restabelecimento pleno da cooperação em diferentes áreas, especialmente no campo jurídico e institucional.
As sanções incluíam restrições à circulação, transações financeiras e relação comercial de Moraes e da esposa. Com a revogação, essas limitações deixam de valer.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias