Com as novas funcionalidades, qualquer pessoa pode fazer denúncias, solicitar autorizações e tirar dúvidas com a Semsur diretamente pelo aplicativo. Foto: Semsur
Ao alcance de um clique, os usuários podem fazer denúncias e reclamações, solicitar autorização para o uso de espaços públicos e esclarecer dúvidas sobre normas, procedimentos e demais serviços de competência do órgão
Publicado 11 de dezembro de 2025 às 17:30
O aplicativo Natal Digital foi atualizado e agora dispõe de novas funcionalidades que aproximam ainda mais o cidadão da gestão municipal, facilitando o acesso a questões relacionadas à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). Ao alcance de um clique, os usuários podem fazer denúncias e reclamações, solicitar autorização para o uso de espaços públicos e esclarecer dúvidas sobre normas, procedimentos e demais serviços de competência do órgão.
De forma simples, o usuário deve baixar o aplicativo nas lojas Google Play (AnAo alcance de um clique, os usuários podem fazer denúncias e reclamações, solicitar autorização para o uso de espaços públicos e esclarecer dúvidas sobre normas, procedimentos e demais serviços de competência do órgãodroid) e App Store (iOS). Após a instalação, basta acessar a ferramenta e selecionar a opção “Serviços Urbanos”. Dentro do ícone “Fiscalização”, foram adicionados três novos serviços essenciais: Denúncias e Reclamações, Autorização para utilização de espaço público e Fale Conosco.
Nesses ícones, o usuário pode tratar de temas como: ocupação irregular de espaço público (invasões de qualquer natureza); comércio ambulante não autorizado; irregularidades em cigarreiras e quiosques; realização de eventos sem permissão; e outras formas de obstrução ou uso indevido do passeio público. Também é possível solicitar a liberação de uso do solo para eventos diretamente pelo aplicativo, agilizando a análise e a emissão das autorizações necessárias, além de sanar dúvidas sobre as normas envolvendo as atribuições da Semsur.
“Com as novas funcionalidades, qualquer pessoa pode fazer denúncias, solicitar autorizações e tirar dúvidas diretamente pelo aplicativo, de forma rápida e segura. É mais agilidade para quem precisa e mais eficiência para os serviços urbanos da nossa cidade”, destacou o secretário Felipe Alves.
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