Samu orienta população a prevenir afogamentos e agir corretamente em casos de emergência. | Foto: Divulgação/Samu
Com a chegada das férias e o aumento das atividades em rios, praias e piscinas, o Samu reforçou a importância de redobrar a atenção para evitar afogamentos. Em um vídeo divulgado pelo serviço, profissionais explicam como prevenir acidentes e o que fazer nos primeiros minutos, que são decisivos para salvar vidas.
A primeira orientação é manter a calma e observar o estado da vítima. Se a pessoa estiver consciente após sair da água, o Samu deve ser acionado pelo número 192. Enquanto a equipe se desloca, a vítima deve ser colocada deitada de lado, na chamada “posição lateral de segurança”, que ajuda a evitar problemas respiratórios.
Se a pessoa não responder a estímulos, é sinal de inconsciência. Nesse caso, o Samu também deve ser chamado imediatamente. Em seguida, é preciso verificar se há respiração. Se a vítima não estiver respirando, começam as manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP).
O primeiro passo da RCP é abrir as vias aéreas, levantando o queixo com dois dedos e inclinando a testa para trás. Depois, devem ser feitas compressões no centro do peito, de forma contínua. Quando há duas pessoas no local, o revezamento a cada dois minutos ajuda a manter a eficiência das compressões até a chegada da equipe médica.
O Samu alerta que a melhor forma de evitar afogamentos é a prevenção. Crianças nunca devem ficar sozinhas perto da água, mesmo em áreas rasas ou piscinas pequenas. A supervisão constante de um adulto reduz drasticamente o risco de acidentes.
Com a campanha, o Samu Natal reforça a importância de cuidados simples para garantir um verão mais seguro e tranquilo para toda a população.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias