Raoni Fernandes, presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur)

Cotidiano

Sucesso 2026 será o ano do turismo para o Rio Grande do Norte, diz Raoni Fernandes

Estado colhe resultados com a divulgação turística em programas na TV, ampliação da conectividade aérea e a recente conquista da classificação máxima da Embratur pela experiência oferecida a operadores estrangeiros

por: NOVO Notícias

Publicado 1 de dezembro de 2025 às 15:30

O desembarque do programa ‘Caldeirão com Mion’, da TV Globo, com gravações em diversas cidades potiguares, marca o fortalecimento das ações de divulgação turística do Rio Grande do Norte, destaca Raoni Fernandes, presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur). Em entrevista ao NOVO, ele ressalta o sucesso da promoção turística potiguar tanto no Brasil quanto no exterior. “2026 será o ano do Rio Grande do Norte no turismo”, celebra.

Fernandes detalha que, além do “Caldeirão com Mion”, os também globais “Mais Você”, da Ana Maria Braga, e “Encontro com Patrícia Poeta” também farão gravações no Rio Grande Norte. “Também teremos uma nova novela das seis e um filme do Globoplay”, revelou.

O desembarque do programa ‘Caldeirão com Mion’, da TV Globo, com gravações em diversas cidades potiguares, marca o fortalecimento das ações de divulgação turística do Rio Grande do Norte

No primeiro quadrimestre de 2025, Fernandes detalha que os indicadores do setor turístico mostram um cenário de crescimento cada vez mais robusto, com aumento de 54,4% no número de visitantes estrangeiros em comparação ao mesmo período de 2024. O desembarque internacional no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, também cresceu 13,45% em janeiro.

Além dos números, o presidente da Emprotur celebra que o estado alcançou um marco na avaliação de qualidade turística ao conquistar a classificação “Zona de Encantamento”, concedida pela Embratur. O reconhecimento é a nota máxima na análise de roteiros. Ele também comemorou o aumento da conectividade aérea internacional também se expandiu, com a abertura de novas frequências entre Buenos Aires e Natal.

Leia a entrevista:

Como o Rio Grande do Norte foi parar na tela da Globo? E em tantas produções? Você avalia se o impacto dessa visibilidade já será sentido na próxima alta temporada?
Raoni Fernandes: Tudo surgiu de uma demanda inusitada da nossa governadora. Assim que assumi a Emprotur, ela me perguntou por que fazia tanto tempo que uma novela não era gravada aqui — 13 anos atrás. Essa demanda passou a coincidir com a nossa mudança de estratégia de posicionamento de destino, que passa por apresentar o RN a partir das suas experiências exclusivas, para além das boas fotografias e vídeos curtos. Estávamos nos confrontando com uma barreira: precisávamos de mais tempo de tela para poder mostrar os nossos diferenciais. Convidamos a Globo para gravar seus principais programas no RN e estabelecer uma estratégia de cross, que consiste em explorar programas com narrativas diferentes e públicos diferentes, com o objetivo de entregar uma única mensagem: gerar o desejo de visitar o Rio Grande do Norte.
A visibilidade macro dessa ação será quando os programas forem ao ar. São quase 800 minutos na Rede Globo, então o impacto maior será quando a gente mais precisa, na baixa temporada. Se o plano funcionar — e vai —, não será baixa. Porém, as redes sociais do Mion e o buzz gerado com as gravações já chamaram a atenção de veículos nacionais que posicionaram o RN onde a gente queria: na prateleira de desejo de todo brasileiro. Então, sim, podemos esperar uma das melhores altas temporadas de todos os tempos.

A que você atribui o crescimento do turismo internacional e do número de rotas estrangeiras?
Raoni Fernandes: A primeira atribuição é o “efeito Brasil”. O Brasil voltou a ser respeitado e desejado pelo mundo todo, e por isso mesmo bate seus recordes de turismo internacional. Mas o RN crescendo acima da média nacional significa dizer que estamos no lugar certo, na hora certa e no idioma certo.
Eu quero dizer com isso que acertamos em seguir os planos da Embratur e posicionar o destino estrategicamente em cada praça, apresentando-o como um destino verde, sustentável, responsável e seguro. O fator decisivo, sem dúvida, foi a ousadia do Governo do Estado em anunciar investimentos consideráveis no mercado internacional. Os R$ 7 milhões na América Latina atraíram os voos diários da JetSmart e agora a Gol, em uma negociação sobre o ICMS no combustível das aeronaves, anuncia mais um voo desde Montevidéu. Estamos crescendo a nossa oferta internacional em 250% para 2026, frente a um 2025 que cresceu mais de 100% seu fluxo turístico. Isso diz muito sobre futuro e anima a todos nós.

O que se pode esperar para 2026 na área do turismo?
Raoni Fernandes: 2026 será o ano do RN no turismo. As três companhias aéreas nacionais apresentaram perspectiva de crescimento na casa dos dois dígitos. Muita exposição em canais de massa e relevância com certeza aumentarão as buscas orgânicas. Mas o trabalho não pode parar. Precisamos ativar cada ponto da jornada na indústria do turismo, para que ela se fortaleça, crie estrutura sólida e a gente tenha em 2025 mais que um bom momento, mas o ponto de inflexão para um futuro promissor e sustentável.

Tags