Raoni Fernandes, presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur)
Estado colhe resultados com a divulgação turística em programas na TV, ampliação da conectividade aérea e a recente conquista da classificação máxima da Embratur pela experiência oferecida a operadores estrangeiros
Publicado 1 de dezembro de 2025 às 15:30
O desembarque do programa ‘Caldeirão com Mion’, da TV Globo, com gravações em diversas cidades potiguares, marca o fortalecimento das ações de divulgação turística do Rio Grande do Norte, destaca Raoni Fernandes, presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur). Em entrevista ao NOVO, ele ressalta o sucesso da promoção turística potiguar tanto no Brasil quanto no exterior. “2026 será o ano do Rio Grande do Norte no turismo”, celebra.
Fernandes detalha que, além do “Caldeirão com Mion”, os também globais “Mais Você”, da Ana Maria Braga, e “Encontro com Patrícia Poeta” também farão gravações no Rio Grande Norte. “Também teremos uma nova novela das seis e um filme do Globoplay”, revelou.

No primeiro quadrimestre de 2025, Fernandes detalha que os indicadores do setor turístico mostram um cenário de crescimento cada vez mais robusto, com aumento de 54,4% no número de visitantes estrangeiros em comparação ao mesmo período de 2024. O desembarque internacional no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, também cresceu 13,45% em janeiro.
Além dos números, o presidente da Emprotur celebra que o estado alcançou um marco na avaliação de qualidade turística ao conquistar a classificação “Zona de Encantamento”, concedida pela Embratur. O reconhecimento é a nota máxima na análise de roteiros. Ele também comemorou o aumento da conectividade aérea internacional também se expandiu, com a abertura de novas frequências entre Buenos Aires e Natal.
Leia a entrevista:
Como o Rio Grande do Norte foi parar na tela da Globo? E em tantas produções? Você avalia se o impacto dessa visibilidade já será sentido na próxima alta temporada?
Raoni Fernandes: Tudo surgiu de uma demanda inusitada da nossa governadora. Assim que assumi a Emprotur, ela me perguntou por que fazia tanto tempo que uma novela não era gravada aqui — 13 anos atrás. Essa demanda passou a coincidir com a nossa mudança de estratégia de posicionamento de destino, que passa por apresentar o RN a partir das suas experiências exclusivas, para além das boas fotografias e vídeos curtos. Estávamos nos confrontando com uma barreira: precisávamos de mais tempo de tela para poder mostrar os nossos diferenciais. Convidamos a Globo para gravar seus principais programas no RN e estabelecer uma estratégia de cross, que consiste em explorar programas com narrativas diferentes e públicos diferentes, com o objetivo de entregar uma única mensagem: gerar o desejo de visitar o Rio Grande do Norte.
A visibilidade macro dessa ação será quando os programas forem ao ar. São quase 800 minutos na Rede Globo, então o impacto maior será quando a gente mais precisa, na baixa temporada. Se o plano funcionar — e vai —, não será baixa. Porém, as redes sociais do Mion e o buzz gerado com as gravações já chamaram a atenção de veículos nacionais que posicionaram o RN onde a gente queria: na prateleira de desejo de todo brasileiro. Então, sim, podemos esperar uma das melhores altas temporadas de todos os tempos.
A que você atribui o crescimento do turismo internacional e do número de rotas estrangeiras?
Raoni Fernandes: A primeira atribuição é o “efeito Brasil”. O Brasil voltou a ser respeitado e desejado pelo mundo todo, e por isso mesmo bate seus recordes de turismo internacional. Mas o RN crescendo acima da média nacional significa dizer que estamos no lugar certo, na hora certa e no idioma certo.
Eu quero dizer com isso que acertamos em seguir os planos da Embratur e posicionar o destino estrategicamente em cada praça, apresentando-o como um destino verde, sustentável, responsável e seguro. O fator decisivo, sem dúvida, foi a ousadia do Governo do Estado em anunciar investimentos consideráveis no mercado internacional. Os R$ 7 milhões na América Latina atraíram os voos diários da JetSmart e agora a Gol, em uma negociação sobre o ICMS no combustível das aeronaves, anuncia mais um voo desde Montevidéu. Estamos crescendo a nossa oferta internacional em 250% para 2026, frente a um 2025 que cresceu mais de 100% seu fluxo turístico. Isso diz muito sobre futuro e anima a todos nós.
O que se pode esperar para 2026 na área do turismo?
Raoni Fernandes: 2026 será o ano do RN no turismo. As três companhias aéreas nacionais apresentaram perspectiva de crescimento na casa dos dois dígitos. Muita exposição em canais de massa e relevância com certeza aumentarão as buscas orgânicas. Mas o trabalho não pode parar. Precisamos ativar cada ponto da jornada na indústria do turismo, para que ela se fortaleça, crie estrutura sólida e a gente tenha em 2025 mais que um bom momento, mas o ponto de inflexão para um futuro promissor e sustentável.
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