Justiça italiana adia em uma semana o início formal do processo de extradição de Carla Zambelli, que segue detida em Roma. | Foto: Lula Marques/EBC
A audiência que abriria o processo de extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) na Corte de Apelação de Roma, marcada para esta quinta-feira (27), foi adiada para 4 de dezembro. A parlamentar está presa na Itália desde 29 de julho e compareceu presencialmente ao tribunal para a sessão remarcada.
O novo encontro marcará o início formal da análise do pedido brasileiro, após o Ministério Público italiano ter se posicionado, em outubro, a favor da continuidade do processo.
Desde a prisão, Zambelli participou apenas de audiências de custódia, usadas para definir se ela responderia em liberdade, em prisão domiciliar ou seguiria detida na Penitenciária Feminina de Rebibbia, nos arredores de Roma. A Justiça italiana decidiu mantê-la presa.
Em agosto, a defesa solicitou a revogação da prisão ou a transferência para regime domiciliar, alegando problemas de saúde. O pedido foi negado, sob entendimento de que o tratamento poderia ser feito na unidade prisional. Um recurso posterior à Corte de Cassação — a terceira instância italiana — também foi rejeitado. Os advogados agora aguardam análise de um pedido apresentado à Corte Interamericana de Direitos Humanos.
Com a abertura do processo de extradição, a Corte de Apelação avaliará se os requisitos legais para enviar Zambelli de volta ao Brasil estão presentes. Segundo especialistas em direito internacional, o tribunal verifica pontos como:
Se a corte aprovar a extradição, a defesa poderá recorrer novamente à Corte de Cassação. Dependendo da decisão, ainda cabem recursos ao Tribunal Constitucional italiano ou à Corte Europeia de Direitos Humanos. A palavra final, no entanto, é do ministro da Justiça da Itália, após esgotadas todas as possibilidades de contestação.
Zambelli foi condenada duas vezes pelo Supremo Tribunal Federal (STF):
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias