Polícia Federal investiga suposta divulgação antecipada de questões do Enem 2025. | Foto: Divulgação/Polícia Federal

Educação

Educação PF investiga suspeita de vazamento de questões do Enem 2025 no Ceará

Operação Profeta cumpriu mandado de busca e apreensão para apurar possível fraude no exame. Três questões já foram anuladas por precaução

por: NOVO Notícias

Publicado 23 de novembro de 2025 às 16:30

A Polícia Federal deflagrou, neste domingo (23) a Operação Profeta no Ceará para investigar uma possível fraude no Enem 2025. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido após suspeitas de vazamento de questões do exame antes do segundo dia de provas.

A ação da PF foi solicitada pelo Ministério da Educação (MEC), com base em relatos encontrados na internet e identificados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A suspeita é de que questões semelhantes às do exame tenham sido divulgadas antecipadamente.

No dia 16 de novembro, cerca de 3,36 milhões de candidatos responderam 90 questões de múltipla escolha: 45 de ciências da natureza (biologia, química e física) e 45 de matemática.

Segundo a Polícia Federal, o objetivo da operação é apurar responsabilidades, identificar os responsáveis pela divulgação indevida e esclarecer possíveis ilícitos, além de investigar conexões com outros crimes. A PF destacou que trabalha para garantir a integridade dos exames e combater fraudes.

Por precaução, o Inep anulou três questões do Enem 2025 e antecipou em um dia a divulgação do gabarito oficial do último dia de provas.

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que as informações indicam que uma pessoa que participou do pré-teste do Enem teria transmitido as questões ao vivo pela internet dias antes da prova.

O pré-teste é uma aplicação experimental e sigilosa de novas questões, feita apenas a uma amostra de estudantes. As questões só entram no Banco Nacional de Itens (BNI) se forem aprovadas nos critérios estabelecidos pelo Inep.

Tags