Acordo histórico entre Mercosul e UE será assinado em dezembro, diz Lula. | Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Economia

Comércio Lula anuncia assinatura do acordo Mercosul-União Europeia para 20 de dezembro

Presidente informou em Joanesburgo que o tratado de livre comércio será firmado durante cúpula do Mercosul em Foz do Iguaçu; acordo envolve 722 milhões de pessoas e US$ 22 trilhões em PIB

por: NOVO Notícias

Publicado 23 de novembro de 2025 às 20:55

O Lula (PT) anunciou, neste domingo (23), que o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia será assinado em 20 de dezembro. A declaração foi feita em Joanesburgo, na África do Sul, durante a Cúpula do G20, conforme a Agência Brasil.

O tratado envolve 722 milhões de pessoas e representa um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 22 trilhões, podendo se tornar o maior acordo comercial do mundo. “Depois da assinatura, ainda teremos várias etapas para começar a usufruir das vantagens do acordo”, afirmou Lula.

O Mercosul, atualmente presidido pelo Brasil, priorizou a conclusão do tratado com a UE neste semestre. O acordo foi negociado por cerca de 25 anos e, agora, serão firmados dois textos: um econômico-comercial, com vigência provisória, e outro completo.

Na União Europeia, o acordo foi enviado ao Parlamento e aos estados-membros em setembro. Para entrar em vigor, precisa da aprovação da maioria dos deputados e da ratificação de pelo menos 15 dos 27 países do bloco, representando 65% da população da UE. Já o Mercosul poderá aplicar o tratado individualmente, sem esperar a aprovação conjunta dos quatro países.

O acordo enfrenta resistência de alguns países europeus, como a França, que questiona padrões ambientais e de produção agrícola. Lula rebateu, acusando proteção de interesses internos. O Brasil defende que qualquer regulação adotada pela UE respeite os termos do acordo.

A União Europeia vê o Mercosul como um mercado crescente para produtos industriais e uma fonte de minerais essenciais para a transição energética, além de ampliar o acesso a produtos agrícolas, como queijos e vinhos.

Segundo Lula, a assinatura oficial ocorrerá em Brasília durante a Cúpula de Líderes do Mercosul em Foz do Iguaçu, mas a reunião de alto nível envolvendo todos os presidentes deve ser realizada no início de janeiro.

Tags