Lula afirma que prisão de Bolsonaro segue decisão da Justiça e não deve afetar relação com Trump. | Foto: Reuters
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo (23), em Joanesburgo, na África do Sul, que a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro é uma decisão exclusiva da Justiça brasileira e já está “definida”. Lula participa da Cúpula do G20 e foi questionado sobre a ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a detenção.
Sem entrar em detalhes, Lula disse que não comentaria atos da Suprema Corte, mas destacou que Bolsonaro teve garantidos todos os direitos durante o processo. “A Justiça tomou uma decisão. Foram cerca de dois anos e meio de investigação e julgamento. Está decidido”, declarou. O presidente também afirmou que “todo mundo sabe o que ele fez”.
Bolsonaro foi preso neste sábado (22), após o STF avaliar que uma vigília convocada na casa onde ele cumpria prisão domiciliar poderia gerar risco à ordem pública. Segundo informações do processo, o ex-presidente também tentou danificar a tornozeleira eletrônica usando um ferro de solda, o que levou à substituição do equipamento durante a madrugada.
Questionado sobre possíveis reflexos do caso na relação com Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos, Lula descartou qualquer impacto diplomático. “Somos um país soberano. O que decidimos aqui, está decidido”, afirmou.
A agenda do presidente no G20 se encerrou neste domingo, com compromissos voltados à cooperação internacional e ao desenvolvimento econômico.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias