Opinião

Defesa nacional Presidente nacional do PT, Edinho Silva questiona processo de cassação de Brisa. “Perseguição e violência política”

Na avaliação dele, isso ficou ainda mais explícito após o relator ter apresentado parecer pela cassação poucas horas após a vereadora entregar defesa

por: Foto do autor Daniela Freire

Publicado 16 de novembro de 2025 às 10:47

O PT nacional reagiu ao avanço do processo de cassação da vereadora Brisa Bracchi (PT) aqui em Natal, após o relator do caso na CEI, vereador Fúlvio Saulo (Solidariedade) ter dado parecer favorável à perda do mandato da parlamentar.

Presidente nacional do PT, Edinho Silva afirmou à coluna do jornalista Igor Gadelha, do portal Metrópoles, que Brisa está sendo alvo de “perseguição política” por parte de colegas da Câmara.

“Aquilo que se diz ser um processo de investigação contra sua atuação parlamentar, na verdade, está mais do que caracterizado como um episódio de violência política, de perseguição contra uma mulher jovem que luta pelos seus ideais”, disse Edinho ao colunista.

O atual presidente do PT questionou o fato de o relator ter apresentado o seu parecer (poucas) horas após a vereadora entregar a defesa. Esse detalhe também foi observado e publicado pela imprensa progressista natalense.

“Em questão de horas após a entrega da defesa de Brisa, a Câmara já encaminhou o processo de cassação. Ou seja, Brisa poderia apresentar os argumentos que quisesse, a documentação que quisesse e todos os fundamentos jurídicos possíveis, porque o encaminhamento já estava pronto. A decisão já estava tomada, o que caracteriza perseguição política e violência política”, declarou.