Foto: Divulgação
A consolidação do segmento potiguar em nível regional tem sido impulsionada pelo protagonismo de mulheres empreendedoras que transformaram a costura em negócio
Publicado 14 de novembro de 2025 às 10:39
No Rio Grande do Norte, o setor têxtil vive um movimento de fortalecimento e expansão. Paralelo ao avanço do mercado interno, que representa cerca de 4,28% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual, a consolidação do segmento potiguar em nível regional tem sido impulsionada pelo protagonismo de mulheres empreendedoras que transformaram a costura em negócio e passaram a ocupar espaço de destaque na cadeia produtiva.
Um levantamento da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) mostra que 16,9% dos 51,5 mil estabelecimentos do setor no Brasil, em 2021, estavam localizados dentro da sua área de atuação – o equivalente a 8.721 do total nacional. O cenário reflete a criação de empresas, com redes de consultoras e modelos de venda direta, que contribuem para geração de renda e formalização de empregos.
Atualmente, no RN, são 860 negócios e mais de 20 mil empregos diretos, de acordo com a FIERN. Uma delas é a Del Rayssa, empresa potiguar que há 30 anos se tornou referência dentro da cadeia têxtil local por suas peças de roupa íntima, pijamas e homewear. No cenário de empreendedorismo feminino em que costureiras e pequenos ateliês se estruturaram como grandes players, a marca foi uma das que mais se destacaram ao ampliar sua capacidade de produção para até 700 peças por hora e alcançou mercados além dos limites da cidade de Jucurutu na região do Seridó, onde tudo começou.
“Quando começamos, a Del Rayssa era uma pequena confecção com poucos recursos e muitos desafios. O que nos fez crescer foi acreditar no potencial das mulheres e oferecer a elas autonomia por meio do trabalho. Hoje, nosso compromisso continua o mesmo, gerar desenvolvimento, fortalecer a indústria potiguar e mostrar que a costura pode ser um negócio sólido e promissor”, relembra Fátima Menezes, presidente do grupo.
Hoje, a empresa mantém 250 empregos diretos, tem 13 lojas e está presente também em João Pessoa, na Paraíba, com projeção de crescimento anual de 10%. O modelo de negócio demonstra como a combinação entre produção local, rede de vendas estruturada e liderança feminina gera impacto econômico real.
Revenda de peças gera autonomia financeira
Além das lojas físicas, atualmente, a Del Rayssa conta com as mãos e os olhares atentos de mais de oito mil consultoras em todo o Brasil, que configuram uma rede de autonomia e liberdade financeira. Nilda Ribeiro é uma delas, consultora da marca há seis anos. Ela conta que o seu encontro com a possibilidade de ser revendedora proporcionou a realização de sonhos e projetos.
“Antes de conhecer a marca, eu era apenas CLT, tinha uma renda restrita ao pagamento das despesas básicas, não sobrava. Hoje, consigo realizar metas que antes pareciam distantes, por isso, defendo que a Del Rayssa é uma ponte para vencer e alcançar a estabilidade financeira, e acima de tudo, um meio de alcançar e restabelecer a autoestima feminina”, relata.
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